A Inteligência Artificial é um campo da ciência que desenvolve máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas. Ela tem sido muito útil nos dias de hoje, trazendo importantes avanços para a área da saúde e da educação, além de possibilitar a democratização de serviços e o acesso igualitário à informação. Entretanto, apesar de tantos benefícios, o uso de suas ferramentas também trazem impactos sociais negativos para a população brasileira, dos quais se destacam: o aumento da fake news e a perda do pensamento crítico. (Formulou a tese)
A princípio, sobressai o aumento de informações falsas divulgadas na internet. Ressalta-se o conceito de “moral do rebanho”, do filósofo Nietzsche, o qual refere-se à padronização ideológica aceita passivamente pela maioria das pessoas como verdade absoluta natural que, sem questionamento crítico que rompa com o rebanho, as manipula. Dessa forma, quando as pessoas divulgam deepfakes, manipulação de mídia que usa a inteligência artificial para criar fotos, vídeos ou áudios falsos, sem se questionarem se as informações são de fato verdadeiras e autênticas antes de compartilharem, estão contribuindo para a moral do rebanho, visto que as aceitam passivamente como verdade. Segundo a Unicef, os documentos criados pela inteligência artificial foram feitos com o objetivo de imitar abordagens humanas que, por conseguinte, dificulta discernir o que é realidade do que é gerado artificialmente. (Delimite a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro enfoque é a perda do pensamento crítico. De acordo com o filósofo francês Guy Debord, a superexposição de imagens espetacularizadas da realidade diminui o senso crítico das pessoas, tornando-as passivas, alienadas e incapazes de enxergar a realidade dos fatos e de decidir por si mesmas. Assim, o uso da inteligência artificial para a criação de imagens espetacularizadas faz com que percamos habilidades cognitivas e intelectuais, como o pensamento crítico, a intuição humana e o ato de tomar decisões. Um exemplo recente é a foto do Papa Francisco vestido com um casaco de grife, extremamente realista e que gerou grande polêmica nas plataformas digitais, sendo desmentida e reconhecida como obra da inteligência artificial apenas horas depois. De fato, a imagem alienou as pessoas, fazendo com que perdessem seu senso crítico e que deixassem de averiguar a autenticidade da foto. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, para solucionar os problemas do crescimento da desinformação e da perda da opinião crítica, ambas provocadas pelo uso da inteligência artificial, é necessário atuar nestes dois campos. Em primeiro lugar, o Ministério das Comunicações deverá criar um programa de averiguação de autenticidade de imagens divulgadas no meio digital, através da criação de algoritmos, o que permitirá a preservação da integridade da informação na era digital. Em segundo lugar, cabe ainda ao Ministério das Comunicações criar um órgão que controle a divulgação e o uso de imagens espetacularizadas nos meios digitais. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |