O seriado inglês "Black Mirror", ambientado em um distopia tecnológica, apresenta no episódio "Joan é Péssima" uma sátira sobre as consequências trazidas pelo uso abrangente das inteligências artificiais, programas capazes de originar textos, imagens, músicas e outras formas de mídia a partir de comandos humanos. Apesar de ter variadas funções, esse tipo de avanço científico, quando uso usado de forma indiscriminada, pode acarretar impactos sociais graves, como a precarização de empregos e a distorção da realidade. Por isso, é necessário que as inteligências artificiais sejam utilizadas de modo controlado. (Muito bem. Formulou a tese)
Um de tais efeitos possíveis é a desvalorização dos trabalhadores em profissões criativas. Durante a Revolução Industrial, quando maiores tecnologias começaram a se desenvolver, havia uma crença de que, no futuro, as máquinas cumpririam todas as etapas manuais e repetitivas dos serviços, então os homens teriam tempo livre para dedicarem-se às artes e aos produtos de sua imaginação, própria dos seres humanos. No entanto, na busca desenfreada por lucro, as empresas de TV e cinema estão fazendo essa lógica se inverter: muitas estão utilizando inteligências artificiais para escrever roteiros, o que as permite demitir escritores, que custariam mais para manter. Essa situação é tão preocupante que, nos Estados Unidos, o sindicato dos profissionais dessa área iniciou uma greve em 2022, com a finalidade de proteger esse departamento. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a disseminação dessa modernidade também interfere na vida da população em geral, principalmente pela facilidade em divulgar informações inverídicas que proporciona. A partir da metade da década de 2010, houve um grande avanço da extrema direita pelo mundo, e, em todos os países afetados por esse fenômeno, esteve presente a característica do uso de notícias falsas para prejudicar a imagem de candidatos oponentes. As inteligências artificiais colocaram um novo obstáculo na luta contra o extremismo político, pois, se antes os dados infundados se reduziam a textos, as tecnologias novas possibilitam a criação de vídeos praticamente perfeitos, com voz e imagens de figuras públicas. Isso permite que pessoas má intencionadas gerem amostras realistas de qualquer um dizendo qualquer discurso, o que amplia os danos de notícias falsas e os torna mais irreversíveis, afinal, é muito difícil distinguir uma gravação real de uma feita por tais programas.
(Boa estratégia coesiva) Por isso, é preciso que o governo federal, por se tratar do órgão responsável por impedir que a iniciativa privada ultrapasse limites que possam prejudicar a população, regulamente o uso de inteligências artificiais no Brasil. Essa intervenção teria como objetivo prevenir problemas como os que levaram à greve dos roteiristas nos Estados Unidos e poderia ser realizada a partir da exigência de que empresas que utilizam essas tecnologias se registrem e esclareçam com que finalidade estão fazendo uso delas. Afinal, o avanço das máquinas é positivo, mas é preciso que, como previsto na Revolução Industrial, ele beneficie os homens. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |