No repercutido longa-metragem “Megan”, é apresentado ao telespectador a trama de uma família que sofre com uma boneca controlada por IA (Desenvolva a sigla) que perde o controle para cumprir sua função pré-programada (proteger uma criança), assassinando qualquer pessoa que chegue perto da menor. Nesse sentido, torna-se inevitável refletir sobre as inovações e possíveis consequências que essa tecnologia impõe sobre a vida diária das pessoas, como também os riscos que estão à mercê das mesmas. Assim, a respeito das problemáticas que germinaram dessa nova fonte de informação, é evidente: o acesso irrestrito às informações ilegais e/ou ligadas à a crimes e a supervalorização das informações relatadas pelo sistema de aprendizado da inteligência artificial.
Diante desse cenário, a circulação de informações pela internet é um assunto muito repercutido, agora é intensificado com a gama de conteúdos que a mente artificial fornece, pois, em alguma das vezes, esses conhecimentos são distribuídos de forma livre ou com pouca proteção. (Melhore a apresentação dessa discussão) De acordo com Mário Sergio Cortella (Vírgula) “O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las", assim, é visível que o conteúdo deve ajudar os seres humanos, não os prejudicar de nenhuma maneira. Dessa forma, atos criminosos que podem ser compartilhados por inteligências artificiais devem ser retirados para a proteção do usuário.
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, as informações falsas também deverão ser levadas em consideração para não corromper a sociedade de forma a acreditar em assuntos sem fundamento. Na organização social atual, onde se vive a “era da informação”, deve-se questionar todas as fontes de uma determinada afirmação encontrada durante a navegação on-line. Além disso, é necessário manter em mente que até mesmo um sistema capaz de responder qualquer pergunta também é passível de erros, podendo levar a desinformação geral ou contradição dos fatos.
(Boa estratégia coesiva) Portando Portanto, a problematização a respeito das novas oportunidades geradas pelas famosas inteligências artificiais é séria, porém, não é questão de abandonar essa nova tecnologia pelo risco que ela pode trazer. Para fornecer mais segurança, é necessário que a empresa responsável pela inteligência on-line aja em conjunto com as leis digitais de modo a reforçar a programação de seu banco de dados, assim, limitando o acesso a informações perigosas e protegendo seus usuários de conteúdos nocivos. Logo, esse tipo de recurso poderá ser usado para educação em geral e distribuirá seu enorme conhecimento para ajudar a humanidade. (Incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |