Augusto Comte — expoente filósofo francês do Positivismo — considerava a tecnologia como uma ferramenta que atua em benefício do ser humano. Contudo, os impactos sociais da Inteligência Artificial confere o pensamento do filósofo como uma realidade distante de várias comunidades. No que tange a esse aspecto, além de impossibilitar o acesso aos meios digitais e eletrônicos, a desigualdade entre as localidades provoca a exclusão de segmentos sociais que não possuem afinidade com os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). Sendo a inteligência artificial (Vírgula) mais um fator que implica com os males sobreditos, o Estado deve criar alternativas para suprimir tais limitações em prol de dissociar a evolução tecnológica com a disparidade e a exclusão social.
Em primeira análise, a desigualdade existente mostra-se como uma barreira para a aplicação de novas tecnologias no âmbito social. Nesse sentido, John Rauls — filósofo do século XX — entendia que as desigualdades sociais e econômicas são obstáculos para a equidade. Seguindo esse pensamento, a aplicação da inteligência artificial enfrenta a desigualdade agravada entre as regiões, na medida em que o acesso a recursos tecnológicos encontra-se fragilizado em vários locais da nação brasileira. Portanto, é inviável prosseguir com a amplificação de novas ferramentas dessa natureza enquanto houver diferença de privilégio entre as comunidades, uma vez que esse processo evolutivo da tecnologia motiva um dos males mais vigorados na contemporaneidade: a disparidade social.
(Melhore a estratégia coesiva) Com efeito, os grupos que não usufruem de métodos digitais e eletrônicos são excluídos do processo adaptativo das novas tecnologias, assim como tendem a possuir menores possibilidades de subsistência. Nesse aspecto, a indisponibilidade de ferramentas tecnológicas fragiliza a inserção do indivíduo em setores públicos, tais como o espaço laboral e as instituições acadêmicas. Com a promessa de expandir o uso da inteligência artificial, os efeitos de exclusão supracitados são intensificados, de modo que, (Sem vírgula) surjam mais vítimas desses impactos na atualidade. Dessa forma, a exclusão social é vista como resultado no que diz respeito a vigorar a inteligência artificial entre os cidadãos.
(Boa estratégia coesiva) É urgente, portanto, que o Estado crie instituições de ensino focadas em habilitar pessoas sem afinidade com a tecnologia. Tal plano de ensino seria adaptado em cursos preparatórios, cujos quais seriam financiados pelos órgãos estatais, de maneira a incluir todas as camadas da sociedade e garantir o discernimento dos cidadãos quanto aos meios eletrônicos e digitais, a fim de incluí-los no mercado laboral e em outros setores públicos. Ademais, para promover o incentivo, a Constituição federal deve incluir um artigo legislativo que garanta, especificamente, a universalização da tecnologia para a população, cujo o qual estaria exposta de maneira explícita no conjunto de leis da Constituição, pois dessa forma a disparidade tecnológica seria tratada com mais vigor pelo Poder Público. Assim, a sociedade fará jus ao pensamento de Comte. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |