Em sua obra "O Cidadão de Papel", o célebre escritor Gilberto Dimenstein disserta acerca da inefetividade dos direitos constitucionais, sobretudo, no que se refere à desigualdade de acesso aos benefícios normativos. Diante disso, a conjuntura dessa análise configura-se no Brasil atual, haja vista que há impactos sociais negativos da inteligência artificial. Essa realidade se deve, essencialmente, à desigualdade informacional e à irracionalidade humana. (Formulou a tese)
Sob esse viés, é cabível pontuar que, com o advento da Terceira Revolução Industrial, iniciada em meados do século XX, as inovações tecnológicas e o aperfeiçoamento dos meios de comunicação, como a criação da internet, intensificaram o processo de globalização e reduziram as distâncias socioculturais entre os diferentes povos. Contudo, devido à disparidade socioeconômica, o desenvolvimento tecnológico beneficiou apenas uma parcela privilegiada da população, acentuando a segregação de indivíduos desprovidos de celulares e televisões, por exemplo (Melhore a apresentação dessa discussão). Consequentemente, esse cenário excludente reverbera em um enorme abismo social, levando a exclusão digital e informacional, o que impede a integração plena aos sistemas da IA — Inteligência Artificial —.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a irracionalidade humana agrava o imbróglio. Conforme o conceito de "Banalidade do Mal", da filósofa Hannah Arendt, quando uma atitude hostil ocorre constantemente, a sociedade passa a vê-la como banal. Nesse viés, a ausência de educação digital acarreta muitas mazelas virtuais, como a prática do cancelamento nos dias atuais nas redes sociais — Instagram, Facebook, Twitter — na qual há uma interação on-line com pessoas do mundo todo (Reelabore essa discussão). Por conseguinte, estes usuários das redes sem consciência necessária das consequências de suas atitudes acabam atacando com comentários maldosos os famosos, blogueiros e artistas que trabalham nessas plataformas, ocasionando uma violência velada.
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que os impactos sociais negativos da inteligência artificial são graves obstáculos a serem superados. O governo, portanto, deve investir em campanhas informativas e educacionais, por meio de verbas governamentais, com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação — órgão responsável pela formulação e implementação da Política Nacional de Ciência e Tecnologia — para combater a exclusão digital, mediante a oferta de computadores e de redes gratuitas de Wi-Fi para pessoas financeiramente vulneráveis, com o fito de democratizar o acesso à informação e de refutar à desigualdade discutida por Dimenstein.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões dentro do recorte temático. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |