O filme "eu, robô" retrata a conjuntura da humanidade no ano de 2035, na qual robôs foram desenvolvidos para servirem aos seres humanos, tendo, juntamente com estes, direitos, e deveres, como o de não prejudicarem a espécie humana. Porém, a lei dos robóticos foi quebrada com a morte de um doutor (Vírgula) supostamente por uma Inteligência Artificial, e ficando a cargo de um detetive investigar; e caso fosse confirmado, ficaria latente para as máquinas a ocasião de dominarem o planeta sem que algo os impeça. Longe da ficção, mas não distante da realidade brasileira, apesar dos dispositivos e softwares, que reproduz o comportamento do homem, (Sem vírgula) serem benéficos para a vida e bem-estar social, eles podem gerar uma tal influência nos seus usuários, que podem deixá-los em uma "bolha"; e quando existe acesso a eles, já que o número dos que não usufruem da tecnologia é ainda enorme. Assim, é lícito afirmar que a manipulação e a falta de igualdade digital são impactos sociais da Inteligência Artificial. Com efeito, o controle que estas máquinas podem realizar nos seus usuários é tão estarrecedor (Reestruture), que leva estes a reproduzir ideias que podem ser criminosas diante da lei. (Delimite as discussões iniciais)
Nessa perspectiva, segundo os especialistas em informática, existem vários tipos de inteligência artificial conforme as suas funcionalidades, de maneira a imitar o comportamento humano, e dentre elas está a que faz o reconhecimento e padrão das escolhas do indivíduo, conhecido como algoritmo. Quando se faz pesquisas, preferências, sobretudo em websites, sobre a sua visão de mundo, que podem ser do ponto de vista legal, contrário às leis, o software "entenderá" e eventualmente irá sugerir novas ideias semelhantes, deixando o utente no seu mundo. Consequentemente, o este, pelo menos, inconscientemente, alimentará e praticará atos danosos para a sociedade. (Reelabore e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, não é pouco o número de pessoas que não possuem acesso às máquinas digitais, dificultando a vida e bem-estar destes. Sob este viés, segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), recentemente, dezenas de milhões de pessoas não possui acesso à internet e ao celular, e, dentre estes, uma boa parcela alega que não o tem pois o serviço de "Wi-Fi" é muito caro. Assim, nos tempo hodiernos as Inteligências Artificiais facilitam a vida dos indivíduos, como na área da telemedicina, recente e se popularizando, ou serviços de assistência social para os vulneráveis que fariam enfrentando dificuldades, como filas. Por conseguinte, a sua falta limita significativamente, sobretudo aqueles que são mais pobres, gerando danos enormes. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, sendo os impactos da inteligência um problema recorrente a sociedade brasileira, urge que o Poder Legislativo, responsável por fazer leis em tudo aquilo que é de interesse nacional, juntamente com uma equipe técnica especializada em informática, atualize a legislação sobre as Inteligências Artificiais; e também este mesmo Poder, junto com o Ministério do desenvolvimento social, promova ações que facilitem o acesso às máquinas digitais. Desta maneira, a questão negativas destas não serão como as que o aludido filme fictício não ocorreria no Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |