"Ensaio Sobre a Cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas na sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada nos impactos sociais da Inteligência Artificial, que vitimiza muitos cidadãos brasileiros de classes sociais menos privilegiadas, gerando uma exclusão social à aqueles àqueles que não possuem acesso à tecnologia. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da elitização e da negligência governamental. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse contexto, em primeiro plano, é preciso se atentar à elitização presente na questão. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Brasil é atualmente o 9º país mais desigual do mundo. Tal disparidade é nítida nos impactos da Inteligência Artificial, visto que grande parte da população não possuí possui acesso à essa tecnologia. Assim, diminuir a desigualdade no país é fundamental para atuar sobre esse problema. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a negligência governamental é outro fator influenciador. Para Thomas Hobbles, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto aos impactos da Inteligência Artificial, visto que classes mais baixas da sociedade são privadas de usufruir dessa inovação devido à falta de recursos financeiros. Assim, o Estado deve sair da inércia em que se encontra. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, o governo federal deve criar uma agenda econômica mais democrática, por meio da destinação de recursos para grupos excluídos, a fim de reverter a desigualdade social que se instala. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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160
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Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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120
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Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 760
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
160 |
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
800 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
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