No filme "Matrix", é narrada uma realidade onde a raça humana se vê dominada por uma inteligência artificial, que os usa como fonte de energia enquanto os aprisiona em uma realidade virtual que simula nossa sociedade. Fora da ficção, é notável o crescimento do uso de inteligências artificiais na sociedade contemporânea, utilizadas em ferramentas de pesquisa, assistentes de voz e aplicativos de rotas, no entanto, a eticidade de seu uso ainda é discutível. (Formule a tese com mais clareza)
Para seu funcionamento, tais inteligências são alimentadas com informações, sejam artigos, imagens, vídeos, entre outros. Com isso, elas podem responder as mais diversas perguntas, sendo possível utilizar delas para realizar trabalhos estudantis inteiros sem a atuação do usuário. Os "Deep fakes" são outra consequência disso, se tratando de vídeos falsos onde a inteligência artificial é usada para manipular rostos, vozes e imagens, podendo ser utilizada para fins maliciosos, como notícias políticas falsas ou colocar pessoas em situações constrangedoras.
(Melhore a estratégia coesiva) O caminho para a integração dessas inteligências está em sua regularização e no controle sobre seu uso, com o propósito de evitar abusos ou malefícios, citando-a como referência em trabalhos acadêmicos, criando ferramentas para identificar seu uso e maior prudência por parte de seus desenvolvedores, de forma que impeça seu mal uso. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, apesar de ser uma ferramenta útil que agrega muito no cotidiano, a inteligência artificial ainda é tópico de discussão sobre sua legalidade, seu uso, suas regras morais e como ela impacta nosso dia a dia, com um longo caminho a ser percorrido para sua integração completa. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |