Milton Santos abordava como a globalização não chega da mesma forma para todos, atualmente tal ideia ganha mais força, principalmente quando o foco está no acesso à a tecnologias. As inteligências artificiais facilitam muito a vida cotidiana daqueles que conseguem usá-las. A falta de acesso à a novas tecnologias e a precificação de algumas inteligências artificiais levam à desigualdade informacional. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
Certamente a falta de tecnologias, como a própria internet, é um dos maiores fatores que restringe o acesso a novas ferramentas. Boa parte da população mais pobre passa por tal dificuldade, mostrando que existe uma necessidade de garantir o acesso à a inovações (Melhore a apresentação dessa discussão). Enquanto não existir certificação disso (Vírgula) o impacto das inteligências artificiais será negativo, e exclusivamente positivo àqueles com acesso. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, existe o benefício para os mais abastados, um exemplo é o ChatGPT, chatbot da empresa OpenAI, que garante mais funcionalidades para pagantes. Em um mundo onde a informação é uma grande "arma", tal privilégio pode trazer certa desigualdade. Em meios acadêmicos essa vantagem é mais visível, já que muitos utilizam de maneira não ética para tirar proveito. (Reestruture e explore as discussões com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o acesso a inteligência artificiais não será igual para todos devido aos problemas socioeconômicos. Para uma integração benéfica para todos (Vírgula) primeiramente deve ocorrer uma maior popularização do acesso à tecnologias básicas. Outro fator também importante é o barateamento dos serviços oferecidos por inteligências artificiais e o ensino sobre a ética do uso delas. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |