Por volta da década de 1950, a Inteligência Artificial (IA) passa a fazer parte do cotidiano de grande parcela da sociedade, através do desenvolvimento de máquinas e programas que simulam o comportamento humano na realização de tarefas e na tomada de decisões. Surgiu então a preocupação com o futuro dessa inteligência artificial, haja vista que o seu avanço é inevitável. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a relação com o parágrafo anterior) O assunto, contudo, divide opiniões entre cientistas e fundadores de empresas de tecnologia. Por exemplo, enquanto Stephen Hawking acredita que o desenvolvimento da inteligência artificial significará o fim da humanidade, Sam Altman defende que ela será capaz de resolver grandes desafios da humanidade, como a cura do câncer e a mudança climática. (Abordagem apenas expositiva)
(Melhore a estratégia coesiva) Nota-se que a discussão gira em torno de qual parte da relação humano x máquina irá guiar o destino da humanidade, pois, (Sem vírgula) se de um lado os benefícios são inúmeros, como o auxílio na otimização do consumo de energia, melhorias na área de saúde, transporte e no combate a crimes, por outro há a utilização da tecnologia para aplicação de golpes com os chamados "deepfakes", disseminação de notícias falsas que podem influenciar as eleições de um país, além de que não raro a busca pelo lucro se sobrepõe a limites éticos, como com a criação de programas de coleta de dados utilizados com finalidades duvidosas. (Parágrafo frasal. Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, tem-se que a inteligência artificial não exterminará o ser humano sozinha. No entanto, segundo os ensinamentos da filósofa Hannah Arendt, existe uma tendência do ser humano a abster-se de refletir sobre seus atos, normalizando o mal sem tomar atitudes concretas para combatê-lo. Assim, caso o avanço da tecnologia acompanhe a preponderância de seus impactos negativos pode-se chegar a um ponto de não retorno para o ser humano ou este pode desafiar a sua "programação natural" e usar as máquinas para garantir a sobrevivência da espécie. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |