Ao assitir o filme "2001: Uma Odisseia no Espaço", dirigido por Stanley Kubrick, presenciamos uma realidade ficcional em que uma Inteligência Artificial (IA) se mostra presente no cotidiano dos astronautas, sendo líder de uma missão espacial pela primeira vez. Porém, quando HAL 9000 se vê ameaçado, ele se rebela contra os humanos. Mesmo sendo uma ficção (Vírgula) o filme prevê fenômenos do século seguinte, podendo traçar um paralelo com a realidade atual: observamos que uma nova maneira de entender o mundo tecnológico invade nossa experiencia virtual, existem pontos positivos e negativos á cerca acerca disso, assim como qualquer inovação. Sendo uma ferramenta, ela deve ser dominada e aprendida, devemos então entender ás IAs é e usá-las ao nosso favor, mas tendo a consciência dos dilemas éticos envoltos disso, para assim traçar limites e debates morais. (Reestruture as discussões e formule a tese)
Sendo uma simulação da inteligência humana, como o nome sugere, a inteligência artificial é um tipo de tecnologia produzido com a finalidade de realizar tarefas que até então demandariam a mente humana, seja a produção de um texto, geramento de uma imagem ou a edição de um video, ás variações são diversas. Apesar de aparentar ser um recurso inteiramente positivo, essa tecnologia é alvo de críticas relacionadas á à ética. Dentre elas temos, dentro das IAs geradoras de imagens, polêmicas relacionadas ao roubo de desenhos de diversos artistas, pois elas usam de um banco de imagens da internet, logo estaria usando também de desenhos feito por artistas, isto sem dar os devidos créditos, assim desvalorizando o seus trabalhos. Já os modelos de linguajem linguagem como o Chat GPT, ao contrário do que muitos pensam, tem uma margem de erro alta quando se trata de informações, não sendo uma boa fonte de pesquisa. Todos Todas essas falhas registradas por notícias do ano de 2023 nos levam a pergunta: ddiante disso, como deveríamos encarar essa nova tecnologia?
(Boa estratégia coesiva) Assim como o mundo se adaptou com a rede de internet no século 20, é inevitável saber se adaptar ás IAs. De acordo com o filosofo pré-socrático Heráclito, tudo flui e está em constante mudança, portanto, não admitir essa tecnologia é se estabilizar diante de um progresso constante e imutável. A solução prática para isso está em abordar o estudo das IAs dentro das salas de aula brasileiras. A secretaria de educação deve formular um projeto com palestras e aulas realizadas por especialistas na área á serem levadas ás escolas públicas no ensino fundamental II. Tais aulas devem ser ter como foco explorar as possibilidades das Inteligências Artificias, discutir seus dilemas éticos e sociais e exemplificar aplicações possíveis no cotidiano. Com isso, desde já os jovens terão uma maior compreensão da tecnologia, os dando conhecimento para usar as inteligências artificiais á seu favor e perceber seus dilemas e falhas, já criando uma moral acerca do dispositivo. (Truncamento) Para que dessa maneira, (Sem vírgula) o futuro, diferente de como as ficções como "2001" preveem, seja conduzido pelos humanos a partir da tecnologia e não o contrário. Entender as IAs é essencial para construção de um mundo racional, tecnológico e inalienado. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |