No filme "Vingadores: Era de Ultron", um sistema de inteligência artificial, Ultron, criado por Tony Stark (Vírgula) acaba saindo de controle e começa a possuir seus próprios objetivos. Apesar de no seu ano de lançamento a obra parecer muito distante da realidade, na atualidade a inteligência artificial vem ganhando espaço no dia a dia da população, junto ao questionamento sobre seus possíveis impactos, como a substituição de empregos pela nova tecnologia e o aumento de vazamento de dados. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise é preciso evidenciar a ameaça da inteligência artificial a alguns empregos do presente. Assim como durante a Terceira Revolução Industrial, em que ocorreu uma alta exigência de especialização do trabalho por conta do desenvolvimento tecnológico, nos dias de hoje cresce uma preocupação relacionada à ameaça de empregos do cotidiano das pessoas, que muitas vezes não possuem conhecimento sobre a nova área para se inserir em um novo mercado de trabalho com agilidade. (Reelabore a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso os sistemas de inteligência artificial trouxeram novamente a discussão sobre a proteção de dados de usuários. Isso se deve à questão de que, tal qual o vazamento de dados de usuários do Facebook em 2018, as empresas responsáveis pela nova ferramenta enfrentam o mesmo dilema de segurança na atualidade, fazendo com que uma parte da população sinta-se apreensiva de aderir a nova tecnologia. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os argumentos apresentados, o Ministério da Educação junto ao Ministério do Trabalho devem elaborar projetos que familiarizem a população a nova ferramenta por meio de cursos, palestras e workshops (Vírgula) com o intuito de promover a entrada de pessoas no novo mercado de trabalho. Em conjunto, as empresas de tecnologia junto ao Poder Judiciário devem elaborar ferramentas mais eficazes de proteção de dados, por meio de softwares mais resistentes, com a finalidade de assegurar os dados dos indivíduos que desfrutam dos instrumentos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |