O Artigo 1º da Declaração dos Direitos Humanos afirma que "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos". Entretanto, quando se observa a deficiência dos impactos sociais da Inteligência Artificial, verifica-se que esse preceito é constatado e não desejavelmente na prática. (Problemas na construção de sentido) Dessa forma, essa realidade se deve à disparidade social e ao desserviço estatal que descaracteriza suas atribuições. (Muito bem. Formulou a tese. No entanto, as discussões iniciais precisam ser apresentadas com mais clareza)
Sob esse viés, é importante destacar que a Disparidade Estatal é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Nesse sentido, segundo o Índice de Gini, medida que classifica o grau de desigualdade em um país, "o Brasil está entre as 10 nações mais desiguais do mundo". Diante disso, percebe-se o distanciamento ao acesso dos recursos oriundos da inteligência artificial gerados pela má distribuição de renda. Logo, é notório que as desigualdades existentes agravam esse revés e abstém a democratização das inovações tecnológicas.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, os entraves acerca do Desserviço Estatal, (Sem vírgula) sintetiza outro desafio a ser sanado. Nessa perspectiva, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. No entanto, as autoridades rompem com essa conformidade, pois visualiza-se a falta de espaços públicos com internet, gerando assim, (Sem vírgula) a falta de acesso às informações e serviços dispostos pelas máquinas inteligentes- computador e "notebook". Sendo assim, é inaceitável o descaso do Estado elevando ainda mais as lacunas enfrentadas e sofridas em busca de melhores condições.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de combater as adversidades ocasionadas pela Disparidade social e pelo Desserviço Estatal. Para isso, é necessário que o governo- dentro da função executiva, de se ocupar em gerir os interesses sociais e econômicos da sociedade- deve investir na infraestrutura tecnológica através de construções de espaços de pesquisas dentro e fora das escolas, assim como o acesso público à internet. Tais medidas têm a finalidade de gerar impactos positivos ao meio social (Vírgula) garantindo a égide das inovações que fornecem recursos tão úteis para o desenvolvimento da sociedade brasileira.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 360 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |