Impactos sociais da Inteligência Artificial - Banco de redações


Impactos sociais da Inteligência Artificial

Enviada em: 10/07/2023

Status:

Corrigida
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Em 1988, promulgou-se na República Federativa do Brasil uma das normas mais importantes da história recente: A a Constituição federal (Cf), cujo conteúdo garante o direito à inovação e a novas tecnologias. Todavia, a falta de democratização das tecnologias da informação impede que a sociedade vivencie o direito assegurado pela CF. Assim, há de se combater o silenciamento social sobre os impactos sociais que a IA causa, bem como a omissão do Estado. (Formulou a tese)

Diante desse cenário, Jean-Paul Sartre afirma, em sua obra “O ser e o nada”, que existe o conceito conhecido como “acomodação social”, segundo o qual há alguns temas sociais banidos da discussão coletiva. Sob a lógica de Sartre, a discussão acerca da democratização de tecnologias e inovação no mundo virtual para que mais pessoas possam usufruir de benefícios como acesso a serviços e informações fornecido pela IA, embora seja relevante para a comunidade global, não recebe a devida importância. Tal negligência social prejudica a sociedade, haja vista que, (Sem vírgula) ainda existem pessoas que não possuem nem uma estrutura mínima, como o acesso à internet, e vivem desconectadas da rede mundial de computadores e não cobram do Estado medidas para facilitar a democratização de infraestrutura básica de serviço de internet, dessa maneira, sendo omissas se tratando de um direito garatido (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, é incoerente que o Brasil ainda conviva com o arcaico dilema do silenciamento social. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão do Estado dá ensejo à falta de sensibilização social ao vislumbrar os impactos sociais da inteligência artificial. Nesse sentido, em 1976, Norberto Bobbio (Vírgula) expoente filósofo italiano (Vírgula) desenvolveu o "Dicionário de política", a partir do qual o Estado deveria não apenas garantir os direitos básicos, a exemplo do acesso a inovações tecnológicas e de informação, mas também assegurar que a população usufrua na prática. Sob essa lógica, a partir do raciocínio de Bobbio, o Estado precisa não apenas criar políticas públicas que assegurem o acesso igualitário de informações, mas também garantam que toda sociedade vivencie os benefícios em seu cotidiano. Tal carência estatal fica evidente por pessoas que (Vírgula) por conviverem em situação de desigualdade social, não possuem condições de ter contato com informações, que deveriam ser disseminadas de forma isonômica para o desenvolvimento pessoal e consequentemente social. Assim, enquanto a displiscência estatal se mantiver, o Brasil será obrigado a conviver com um dos maiores problemas para os não informatizados: fragilidade da dignidade humana.

(Boa estratégia coesiva) É urgente, portanto, que Ministério da Tecnologia e Informação e as escolas – responsáveis pela transformação social – contribuam para desenvolver o compromisso social em relação a discursão dos benefícios da IA para a disseminação de informação, por meio de projetos sociais, como ações comunitárias, a exemplo de campanhas publicitárias em massa na TV aberta. Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado e a sociedade a observar os benefícios das ferramentas IA e garantirá que o conceito defendido pela CF seja, em breve, a realidade no Brasil. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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