Muitas ferramentas que disponibilizam os serviços da Inteligência Artificial estão se tornando famosas entre aqueles antenados nas últimas tendências tecnológicas. Desde atividades simples, como o uso de aplicativos com o sistema GPS, que guiam o usuário até um determinado endereço, até possibilidades mais complexas que podem soar absurdas, como reproduzir de forma idêntica a voz de uma personalidade mundialmente conhecida. (Formule a tese)
Apesar desta facilidade, este sistema pode surpreender e até mesmo assustar quem não está acostumado com tanta tecnologia, incluindo até mesmo adolescentes e jovens adultos que já estão habituados com atividades que para eles podem ser simples, como configurar um telefone celular novo. Este choque se dá ao fato de que muitas atividades antes realizadas por humanos, agora podem ser concluídas por máquinas, em um tempo muito menor. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) No cenário escolar e universitário, o “ChatGPT”, que virou febre ao disponibilizar o acesso à a um bate papo com uma assistente artificial, oferecendo diversas opções, incluindo a criação de trabalhos, seminários, e textos acadêmicos. Este tipo de ferramenta, ao ser usado sem moderação, oferece muitos riscos (Melhore a apresentação dessa discussão). Graves problemas no futuro para a vida profissional de quem o utiliza em relação ao conteúdo aplicado em sala de aula poderão ser vistos com mais frequência, que originalmente deveria ser absorvido pelo aluno e colocado em prática, mas que acaba sendo realizada por terceiros.
(Melhore a estratégia coesiva) Nossa sociedade se transforma todos os dias com a ajuda da tecnologia. Além do impacto em salas de aula, inteligências artificiais podem ser responsáveis por desempregos em massa, dominando funções que seres humanos estão encarregados. Nas salas de aula, a conscientização do uso moderado deste serviço por autoridades, como professores e diretores deve ser valorizada. Medidas para a identificação e transparência no uso dele também devem ser priorizadas por parte de plataformas digitais com grande visibilidade que permitem a divulgação, acesso fácil e rápido, juntamente com sistemas de segurança e termos de responsabilidade criados pelas empresas responsáveis pela criação, evitando exposições e danos à vida humana. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |