Segundo Steve Jobs- inventor e fundador da Apple-, "a tecnologia move o mundo". No entanto, o uso excessivo dessa ferramenta é um estigma presente na sociedade atual. Dado o exposto, cabe analisar as causas e as consequências da Inteligência Artificial na sociedade. (Formule a tese com mais clareza)
Em primeira instância, cabe ressaltar a automatização de tarefas repetitivas e rotineiras. De acordo com o filósofo francês Durkheim, "o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela". Ainda sob o viés do pensador, é imprescindível destacar que o cenário atual corrobora para a criação de novos meios tecnológicos que facilitem a vida cotidiana dos indivíduos, de maneira que os mesmos possam otimizar o seu tempo através da Inteligência Artificial.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a problemática da Inteligência Artificial está atrelada à perda significativa de empregos dentro do mercado de trabalho. De forma análoga, a Revolução Industrial foi um fato histórico que gerou desemprego através da substituição do homem pela máquina. Dessa forma, em paralelo com esse marco histórico, o surgimento dessa nova ferramenta assemelha-se com a desocupação de muitos empregos.
(Boa estratégia coesiva) Dessarte, observa-se a necessidade da criação de novas medidas capazes de mititar o estigma relacionado aos impactos sociais da Inteligência Artificial. Portanto, cabe ao Ministério do Trabalho, (Sem vírgula) implantar novas oportunidades de emprego nos setores de análise de dados e desenvolvimento de soluções da Inteligência Artificial, com o intuito de, não só, realizar a manutenção dessa ferramenta, como também gerar mais empregos, a fim de que a tecnologia possa mover o mundo de forma positiva. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |