IA um futuro incerto - Banco de redações


Impactos sociais da Inteligência Artificial

Enviada em: 07/07/2023

Status:

Corrigida
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"A tecnologia move o mundo" (Melhore a coesão) essa icônica frase foi dita por Steve Jobs, fundador de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Nesse sentido, o progresso da civilização moderna está atrelada a evolução tecnológica, atualmente as inteligências artificiais estão presentes em muitas áreas de nossa sociedade, com seu uso, inclusive, na educação. Indubitavelmente, é necessário analisar os aspectos que desafiam a implementação das inteligências artificiais no cotidiano das pessoas, que pode ser utilizado para o progresso, porém o Brasil carece de um sistema educacional que prepare os indivíduos para utilizar essa tecnologia e marginaliza uma parcela da população, devido à falta de acesso à tecnologia.

Em primeiro lugar, vale salientar que a revolução tecnológica (Vírgula) que aconteceu na década de 70 a 80 no Estados Unidos, proporcionou evolução da produção de equipamentos e na pesquisa no campo das inteligências artificiais e, (Sem vírgula) isso modificou drasticamente nossa relação com as máquinas. Dessa maneira, o uso atual da IA está a aumentar com o passar dos anos e isso representa o progresso da nossa civilização, no entanto uma parcela da população, principalmente os mais pobres, são excluídos do usufruto dessa tecnologia em seu cotidiano, devido à falta de recursos financeiros para adquirir computadores e celulares, o que contribui para o aumento da desigualdade social. Logo, é necessário proporcionar o acesso igualitário a todos os cidadãos as inteligências artificiais. (Delimite e explore com mais produtividade a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a precária estrutura educacional intensifica essa situação. Conforme afirmou o pensador Immanuel Kant, "O homem é o que a educação faz dele", porém o Brasil está muito aquém do acesso suficiente, com escolas com falta de professores qualificados, falta de material didático atualizado e sem estrutura tecnológica para utilizar no ensino dos alunos. Dessa maneiro, milhões de jovens enfrentam dificuldades no acesso digno ao sistema educacional, como consequência há falta de uso de inteligências artificiais no aprendizado, que proporciona aumento de problemas sociais a essas pessoas e, torna-as marginalizadas (Reestruture essa discussão) . Assim, é importante promover o uso da IA nas escolas, para contribuir com a educação e diminuir desigualdades sociais.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se indispensável adotar medidas para superar os obstáculos que permeiam o problema. Para tanto, cabe ao Ministério da Economia criar um plano de melhora econômica ao país, com políticas que promovam o aumento do poder de compra dos brasileiros, para que possam ter acesso facilitado às tecnologias, em especial à inteligência artificial. Ademais, cabe ao Ministério da Educação formular um plano de reformas às escolas, com incorporação de tecnologias de ponta aos alunos, capacitação continuada dos professores e atualização dos materiais didáticos, com isso haverá ampliação do acesso a IA pelos estudantes. Ao cumprir esses objetivos, a sociedade brasileira terá menos impactos sociais negativos e será movido pela IA (Vírgula) conforme dito por Steve Jobs.  (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200