Inteligência artificial e consequências cerebrais - Banco de redações


Impactos sociais da Inteligência Artificial

Enviada em: 06/07/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O que as pessoas mais escutam falar no momento é da Inteligência Artificial. Ela é o campo da ciência da computação que estuda e elabora métodos capazes de reproduzir o comportamento humano nas tomadas de decisões e realização de tarefas. Portanto, seu uso indiscriminado faz com que ocorra uma precoce atrofia do cérebro dessas pessoas, prejudicando a saúde das mesmas e de seu próprio senso crítico

O indivíduo que utiliza desse método de forma exagerada e sem controle, como forma de substituir seu senso crítico, pensamento, memória e tomada de decisões, faz com que as conexões nervosas no encéfalo, que são mais de milhares, diminuam drasticamente, ocasionando então uma atrofia cerebral. Isso acontece pelo fato das regiões encefálicas, como o córtex cerebral e hipocampo, responsáveis por essas funções serem substituídas, que como consequência os neurônios param de conectar-se para tais funções. Além de que a capacidade de opinar é alterada e diminuída pelo fato do pensamento estar prejudicado. 

(Melhore a estratégia coesiva) O atrofiamento desse órgão deveria acontecer durante o envelhecimento, já que ao longo da vida as interconexões nervosas diminuem devido à gradativa morte dos neurônios, portanto, com a diminuição dos estímulos cerebrais com o uso exagerado da IA, essa condição ocorre precocemente, especialmente nos jovens e adultos que fazem o uso da inteligência artificial nas pequenas situações e tarefas do cotidiano, como uma simples conta de matemática, uma redação da escola ou TCC, por exemplo.

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, pode-se considerar que para não ocorrer a atrofiação precoce do cérebro, é necessário que o indivíduo que usa a inteligência artificial para todas ou quase todas as tarefas do dia-a-dia dia a dia repense na forma do uso desse mecanismo. Numa ocasião que primeiramente ela perceba que precisa fazer seu uso, repensar se ela é realmente necessária e se a pessoa não consegue fazer um esforço de executar suas funções sem ajuda de um outro meio, pois já assim as áreas afetadas voltam a funcionar e executar as funções básicas da pessoa, já que é direito de todos ter saúde e envelhecer de uma forma saudável e no tempo certo, além da capacidade de opinar e ter senso crítico diante das situações da vida, pois todos são seres pensantes e de opinião de acordo com a moralidade e ética. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 0 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2 80 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 40 Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 40 Articula as partes do texto de forma precária.
Competência 5 40 Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 200 A redação apresenta falhas graves, tanto em relação ao tema proposto quanto à estruturação do texto. É necessário revisar conceitos básicos e buscar orientação para melhorar.
Compartilhar resultados!