Inteligência Artificial para o bem ou para o mal ? - Banco de redações


Impactos sociais da Inteligência Artificial

Enviada em: 06/07/2023

Status:

Corrigida
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A tão conhecida Inteligência Artificial é um campo da ciência da computação que é dedicado ao estudo e desenvolvimento de de máquinas e programas computacionais de reproduzir o comportamento humano (Reestruture) na tomada de decisões e na realização de tarefas. É comumente conhecida pela sua sigla IA ou AI (da sua origem inglesa, artificial intelligence). (Formule a tese)

Seu maior e mais conhecido projeto foi o Logic Theorist, considerado a primeira inteligência artificial, criada em 1956 pelos cientistas Allen Newell, Herbert Simon e Cliff Shaw. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Com um grande desenvolvimento moderno a inteligência artificial já faz parte do cotidiano das pessoas, mas a questão que nos persegue é: IA para o bem ou para o mal ?

(Melhore a estratégia coesiva) Os carros autônomos, assistentes de voz, mecanismos de pesquisa e redes sociais são um pequeno exemplo das máquinas do nosso dia a dia comandadas por IA que nos trazem o avanço para muitas áreas importantes, como a medicina. Como os benefícios da praticidade de pesquisa ou de ajuda da assistente virtual, os benefícios do nosso avanço tecnológico entre outros. (Reveja o elemento coesivo) Mas com o ascensão dessa tecnologia nos trás  traz malefícios como o fim do raciocínio lógico; se temos uma máquina que faz e responde tudo que precisamos para quê usarmos o lado esquerdo do cérebro, certo ? Outro malefício é a dependência tecnológica tanto das nossas crianças buscando por entretenimento e um pico de dopamina passageira, quanto para os nossos adultos que cada vez mais precisam de seus meios de comunicação para seus trabalhos tecnológicos e suas redes sociais. E o pior dessas desvantagens é a substituição dos trabalhadores, como em Israel que trocaram seus agricultores por drones de AI. (Reelabore)

(Melhore a estratégia coesiva) A inteligência artificial é uma faca de dois gumes, cabe a nós como saber corretamente usa- lá. (Parágrafo frasal. Não apresentou proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 440 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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