Com o surgimento de novas tecnologias após a Segunda Guerra Mundial, a Inteligência Artificial faz parte do cotidiano dos cidadãos através de jogos, redes sociais, carros autônomos, tradução simultânea de idiomas, compras online e serviços de streaming. Apesar de possuir alguns benefícios, o seu avanço repentino provou provocou mudanças tanto no modo de produção como na vida social. Destaca-se a ausência de privacidade, segurança, alto custo de implementação e descolamento de empregos, trocando trabalhadores para implantarem aparelhos afim a fim de diminuir o serviço manual. (Formule a tese com mais clareza)
Certamente, percebe-se que os comércios estão priorizando máquinas que são mais ágeis e não precisam pagar pela mão de obra, mas o que é uma vantagem para a empresa, é um problema para os cidadãos que perdem seus postos de trabalho (Melhore a construção dessa ideia). Segundo o Fórum econômico mundial, aponta que em sete anos, os robôs farão 52% das atividades do mercado.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, os sistemas de IA podem coletar dados pessoais (Vírgula) que sem a proteção ideal são vulneráveis a hackers, causando violações e deixando os usuários expostos (Vírgula) gerando uma série de transtornos a vítima (Desenvolva mais essa discussão). Na novela "Travessia" (Vírgula) exibida pela rede Globo, uma garota é enganada por um pedófilo que usa mídias socias para conversar com ela, ganha sua confiança e através de programas que simula voz e uma aparência diferente para assim conseguir fotos íntimas da jovem.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, nota-se a ineficácia do Estado no que se refere ás às políticas sobre a Inteligência Artificial. É necessário a criação de um novo órgão que seja responsável por detalhar e regularizar a proteção de dados, rezando a segurança da população. Além disso, cabe ao Ministério do Trabalho buscar maneiras para o desemprego não aumentar, conciliando com a IA, mas oferecendo oportunidades para ampliar o âmbito comercial. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |