Na obra ''Utopia'', do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e de conflitos. Todavia, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os impactos sociais da Inteligência Artificia (IA) causa desequilíbrio na sociedade, dificultando a concretização dos planos de More. Isso ocorre devido ao descaso governamental e à ausência de limites éticos. (Muito bem. Formulou a tese)
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a inoperância estatal é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Nesse sentido, segundo o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes do governo, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligencia as suas responsabilidades, como investir na acessibilidade da infraestrutura tecnológica para todos os cidadãos. Em decorrência dessa indiligência do poder público, cria-se um ambiente propício para que as pessoas de baixa renda não tenham acesso aos serviços e suportes oferecidos pela IA. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém citar que a falta de limites éticos da Inteligência Artificial prejudica o corpo social. Nesse âmbito, os sistemas de IA, quando não utilizados de forma responsável e transparente, acabam resultando na utilização de dados pessoais sensíveis que se encontram suscetíveis a serem explorados por atores mal-intencionadodes. Além disso, a Inteligência Artificial possui a capacidade de realizar tarefas , por meio da reprodução do comportamento humano, o que a torna capaz de substituir a mão de obra humana, o que gera a diminuição das oportunidades de emprego. Diante disso, é evidente o desrespeito aos direitos humanos e a privacidade dos indivíduos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar os impactos negativos da IA na sociedade. Para isso, é imprescindível que o governo, junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de verbas públicas, invista na democratização dos serviços da Inteligência Artificial e promova leis que combatam os desafios éticos da IA. Assim, será possível a consolidação de uma sociedade mais desenvolvida socialmente (Vírgula) tal como afirma More. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |