Na obra ''Utopia'', do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e de conflitos. Todavia, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os impactos sociais da Inteligência Artificia (IA) causa desequilíbrio na sociedade, dificultando a concretização dos planos de More. Isso ocorre devido ao descaso governamental e à ausência de limites éticos. (Muito bem. Formulou a tese)
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a inoperância estatal é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Nesse sentido, segundo o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes do governo, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligencia as suas responsabilidades, como investir na acessibilidade da infraestrutura tecnológica para todos os cidadãos. Em decorrência dessa indiligência do poder público, cria-se um ambiente propício para que as pessoas de baixa renda não tenham acesso aos serviços e suportes oferecidos pela IA. (Explore a discussão de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém citar que a falta de limites éticos da Inteligência Artificial prejudica o corpo social. Nesse âmbito, os sistemas de IA, quando não utilizados de forma responsável e transparente, acabam resultando na utilização de dados pessoais sensíveis que se encontram suscetíveis a serem explorados por atores mal-intencionadodes. (Melhore a apresentação dessa discussão) Além disso, a Inteligência Artificial possui a capacidade de realizar tarefas , por meio da reprodução do comportamento humano, o que a torna capaz de substituir a mão de obra humana, o que gera a diminuição das oportunidades de emprego. Diante disso, é evidente o desrespeito aos direitos humanos e a privacidade dos indivíduos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar os impactos negativos da IA na sociedade. Para isso, é imprescindível que o governo, junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de verbas públicas, invista na democratização dos serviços da Inteligência Artificial e promova leis que combatam os desafios éticos da IA. Tais medidas terão a finalidade de consolidar uma sociedade mais próxima dos ideais de More. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |