[Sem título] - Banco de redações


Impactos sociais da Inteligência Artificial

Enviada em: 03/07/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto atual, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, os impactos sociais, decorrentes da desigualdade no acesso à inteligência artificial, representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do crescimento social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e na falha educacional. (Muito bem. Formulou a tese)

De início, há de se destacar a débil  (Use outro termo) ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação as diferenças sociais. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligencia a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o direito à igualdade. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua o cenário desigual no Brasil.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é legitimo patentear que a lacuna no sistema de educação robustece essa conjuntura. Isso acontece porque, assim como pontuou o educador Paulo Freire, em seu livro "Pedagogia do Oprimido", a educação brasileira é bancária, isto é, essencialmente conteudista, pautada em um modelo educacional que negligencia o aprendizado de temas transversais, a exemplo de questões básicas acerca da importância da paridade social. Nessa perspectiva, com o desconhecimento por parte da população - oriundo da escassez instrutiva - sobre a relevância da garantia de direitos, há uma invisibilização da situação sofrida pelas pessoas que não possuem acesso a equipamentos tecnológicos (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, é imprescindível combater a falha do processo educacional, visto que marginaliza uma classe da sociedade.

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que é mister a atuação do Estado no combate as disparidades. Assim, a fim de reduzir as dicotomias, cabe ao Poder Legislativo federal, mais especificamente a Câmara e ao Senado, tornar acessível a compra de aparelhos de acesso à tecnologia. Tal ação deverá ocorrer por meio de um Projeto de Emenda à Constituição. Ademais, as instituições escolares públicas e privadas devem, por intermédio de palestras, instruir os alunos acerca da importância da igualdade social, com o objetivo de minimizar a invisibilização desse tema. Somente assim, o progresso referido na Bandeira Nacional Brasileira será, de fato, uma realidade no país. (Proposta completa) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
Compartilhar resultados!