São incontestáveis as mudanças tecnológicas se comparadas com as presentes nas fábricas e casas no período da primeira e segunda revoluções industriais, essas mudanças fizeram com que o estilo de vida de todos mudassem drásticamente. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)
Casas inteligentes, máquinas que trabalham praticamente sozinhas em linhas de montagem, agricultura, e computadores cada vez menores e mais inteligentes, tudo isso colabora para que precisemos cada vez menos da mão de obra humana e acelera os resultados, como os caminhões que colhem em um dia o que pessoas levariam semanas para fazer, máquinas de lavar roupas que fazem sozinhas e em poucas horas o que uma dona de casa levaria todo o fim de semana para fazer, ou mais. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, é inegável a desigualdade que ainda permanece, apesar de atualmente as notícias chegarem muito mais rápidas rápido em todo o mundo, e a facilidade em conseguir realizar e resolver a maioria das questões tendo apenas um celular nas mãos, é algo que não existia há trinta anos, mas até que ponto isso mudou? (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) E notável que até os dias atuais, muitas coisas ainda permanecem da mesma forma, para muitas pessoas, segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), cerca de 28 milhões de brasileiros não têm acesso à internet, 34% dos lares brasileiros não têm máquina de lavar em casa, e cerca de 28 milhões de brasileiros não têm telefone celular, sendo que desse número cerca de 8 milhões são estudantes da rede pública de ensino. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) É importante que devido à necessidade de ter acesso à a essas tecnologias para coisas simples do dia a dia como acessar algum site do governo, se inscrever no ENEM Enem ou concursos públicos, ter acesso á à informação etc, passarmos a considerar o á internet um direito fundamental de todos os brasileiros, e democratizar cada vez mais a tecnologia e o acesso à mesma, e a reavalação do salário mínimo em relação aos preços de itens essenciais do mercado como os citados anteriormente, e ao custo de vida geral dos brasileiros, incluindo alimentação, moradia entre outros, para que possamos trazer cada vez mais a igualdade para a população. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |