No filme “Megan”, uma engenheira robótica utiliza sua sobrinha como teste para se tornar amiga de uma inteligência artificial em forma de boneca. No entanto, durante esse período, a máquina começa a agir de forma independente e sem qualquer comando, o que, por sua vez, a torna uma ameaça devido às suas ações violentas. Ao examinarmos a situação atual, é possível notar os efeitos sociais que a tecnologia de inteligência artificial causa, tais como a diminuição da taxa de emprego e o aumento da disparidade social. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, a diminuição de empregabilidade é algo que já existe, entretanto, com a tecnologia avançando gradualmente, (Sem vírgula) diversos trabalhos estão em risco. Nesse viés, Albert Einstein, físico alemão, disserta que ''tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade'', sendo assim, o quão nos tornamos dependentes da tecnologia para situações do cotidiano (Melhore a construção dessa discussão). Segundo dados da BBC, eles calculam que 58,1% dos empregos do país podem desaparecer em cerca de 20 anos devido à automação. Desse modo, deve-se buscar soluções para a sociedade não ser afetada pela tecnologia.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperioso destacar que a desigualdade social é outra problemática diante ao tema. Segundo Einstein "O espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia", logo evidencia a necessidade de mudanças nas atitudes humanas frente ao desenvolvimento tecnológico, pois o espaço ilimitado da internet tem gerado a propagação de discursos carregados de ódio e preconceito. Em síntese, a IA (Inteligência Artificial) é utilizada como um recurso para facilitar a vida de diversas pessoas, todavia (Vírgula) a cada dia, este mecanismo está afligindo os seres humanos.
(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, que providências sejam tomadas para combater o problema. Nesse sentido, o Ministério da Educação deve investir em educação (Melhore essa construção) por meio de programas de capacitação, para que assim as pessoas possam manter suas habilidades e conhecimentos relevantes. Dessa forma, devemos buscar, de início, a harmonia entre a máquina e a humanidade, para podermos viver em um mundo justo e igualitário. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |