A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prever em seu artigo 6º, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileira. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o crescimento do racismo no futebol, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese com mais clareza)
A princípio, indubitavelmente, antigos pensamentos na sociedade mundial (Ideia incompleta). Nesse sentido, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a igualdade. Sob essa lógica, o racismo representa um assunto negligenciado, tal como denuncia Locke. (Truncamento) Haja vista, uma sociedade com pensamentos de superioridade racial amparada numa questão histórica sobre a escravidão dos negros africanos.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é fundamental apontar a ausência de medidas governamentais firmes como impulsionadora desta selvageria. Segundo Marcelo Carvalho, diretor-executivo do Observatório Racial no Futebol, o racismo no futebol internacional, tão em evidência, precisa que haja punição para coibir a ação de outros racistas, que clubes e jogadores se apoiem nessa luta. E, especificamente, no futebol brasileiro que registrou no ano anterior cerca de 100 casos de racismo. Além de manifestações de homofobia, xenofobia e machismo. Diante de tal exposto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar mundialmente; e, especificamente, em uma nação multicultural como o Brasil. (Delimite e explore as discussões com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses infortúnios. Para isso, é imprescindível que as autoridades esportivas e de Estado, por intermédio de campanhas educacionais e medidas legais - realizações de debates educativos e de consciencização conscientização e ações legais punitivas contra os infratores a fim de que a igualdade prevaleça nos âmbitos da sociedade, e o futebol (Vírgula) como o principal esporte e de maior entretenimento, seja exemplo de civilidade e respeito (Melhore a construção de sentido. Trecho ficou confuso). Assim, tornar-se-á possivel a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |