A Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela ONU (Desenvolva a sigla)- assegura a todos os direitos à dignidade e ao bem-estar. No entanto, a persistência do racismo no futebol mostra uma lacuna na garantia do documento. Nesse sentido, observa-se um delicado problema que possui como causas a falta de denúncias e a sensação de superioridade. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, destaca-se a omissão social contribuindo para a persistência do racismo nos estádios. Acerca disso, a escritora Djamila Ribeiro afirma: " O silêncio é cúmplice da violência". Nessa perspectiva, observa-se que a escassez de denúncias não permite que o problema seja freado, visto que grande parte dos jogadores e técnicos não delatam os atos racistas. Assim, impossibilitam que o agressor seja punido, fazendo com que eles repitam inúmeras vezes o erro. Com isso, alguns atletas que compõem os times de futebol sofrem o preconceito e se sentem coagidos com as ações revoltantes. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade. Argumento válido)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, nota-se a sensação de superioridade intensificando o racismo no esporte. Para o sociólogo Zygmunt Bauman, ''a sociedade é massivamente individualista''. Sob essa ótica, pode-se afirmar que muitas pessoas se sentem superiores as outras, visto que as humilham com comentários ofensivos por conta da cor da pele e do formato do cabelo. Consequentemente, essas pessoas começam a rejeitar a própria aparência e desenvolve danos psicológicos, como a depressão e ansiedade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas precisam ser tomadas para mitigar a presença do racismo no futebol. Cabe à Confederação Brasileira de Futebol investir em ações que incentivem as denúncias, por meio de projetos sociais, a fim de punir os agressores e extinguir os atos racistas. Tal ação deve ser reforçada pela mídia de massa para que todos tomem conhecimento das medidas. Paralelamente, é preciso intervir na sensação de superioridade, por meio de programas educativos. Logo, espera-se que os cidadãos tenham os seus direitos respeitados, como defende a Declaração Universal dos Direitos Humanos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |