Recentemente veio à tona na mídia mundial alguns casos de racismo contra o jogador de futebol do Real Madrid e Seleção Brasileira (Vírgula) Vinicius Junior, (Justaposição) os ataques aconteceram em sua maioria dentro de estádios espanhóis durante jogos, embora saíbamos que ataques com esse viés ocorram diariamente também fora do ambiente esportivo, esses episódios abriram espaço para questionar as falhas que possam ter existido para que crimes como esses sejam tão frequentes e o por quê porquê de ainda existirem e serem de certa forma tolerados. (Melhore a contextualização e formule a tese. Parágrafo frasal)
Os ataques em ambientes esportivos são uma extensão da crença defendida por alguns indivíduos de que pessoas negras seriam inferiores, teoria essa que (Vírgula) resgatando brevemente a história (Vírgula) podemos chegar até a colonização do continente africano e escravização de seus povos, atos realizados por uma Europa racista, um pouco mais á frente na linha do tempo, durante a Segunda Guerra Mundial temos a perseguição nazista contra judeus, negros, ciganos e etc... (Melhore o encadeamento das ideias) diversas minorias foram perseguidas e estigmatizadas, portanto ao recordar esses conflitos históricos fica aqui explícito que essa não é uma questão atual, mas sim algo com uma carga histórica de muito preconceito e perseguição que foram perpetrados contra a população negra em toda a extensão global, não se restringindo apenas a Europa, mas sendo essa uma de suas raízes mais contaminadas, utilizando o regime de apartheid da África do Sul como exemplo da herança racista deixada por décadas de colonização, escravização e preconceito contra a população negra daquele país, fica objetivo o porquê de ataques como esses serem frequentes no futebol espanhol, podemos dizer que o presente é um reflexo do passado quando este não é combatido de forma a ser erradicado. (Reelabore as discussões apresentadas. Parágrafo frasal)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Portanto é válido reconhecer como atos, (Melhore o encadeamento das discussões) tais quais os que foram destinados a Vinicius Júnior são inconcebíveis e merecem um olhar mais crítico de enfrentamento e não de uma clara conivência legislativa, o racismo no futebol acontece pois ainda não foi erradicado nas sociedades do mundo e por muitas nações não é combatido com seriedade e muitas vezes tolerados, não existindo uma punição exemplar atos dessa natureza continuarão a existir e se perpetuarão. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que legislações mais sérias tenham uma extensão que não seja barrada na porta de estádios por uma suposta expressão esportiva negacionista que muitas vezes impede de tratar o racismo com a seriedade necessária, tratando-se de um esporte global as ligas futebolísticas deveriam responder em conjunto quando tais crimes ocorrerem, punições aos torcedores, jogadores e clubes, sem exceções, sanções econômicas aos clubes sempre funcionam de forma eficaz para criação de políticas de conscientização sobre o respeito a diversidade e a erradicar esse reflexo negativo do passado. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Melhore a apresentação das discussões, reveja elementos coesivos e pontuação. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |