O jogador de futebol da seleção brasileira e do Real Madrid, Vinícius Júnior, foi vítima de racismo em um estádio espanhol em uma das suas últimas partidas, mesmo com todas as leis que o protegem (Cite exemplos). Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverbado com ênfase na prática quando (Ficou desconexo) se observa o racismo no futebol, tendo como consequência a desvalorização do negro como jogador e o não combate ao racismo no meio futebolístico. Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese com clareza)
Em primeira análise, a desvalorização do negro como jogador de futebol tem aumentado bastante. De acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla), 25% dos jogadores são negros. Dessa forma, percebe-se o quão é valioso ter um jogador negro, (Reelabore) é importante pensar no quão eles amam o esporte e no quanto tem talento para isso.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o a não intervenção das autoridades do Estado ao combate ao racismo no meio futebolístico são é uma verdadeira problemática. Segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como violação do contrato social, já que o Estado não garante a universalização de um direito social tão importante como o combate ao racismo no futebol. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Reestruture e aborde o argumento com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, conclui-se que o racismo no futebol é um impasse que precisa ser resolvido. Desse modo, o Conselho Nacional do Esporte, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), deveriam promover ações de combate (Vírgula) como campanhas anti-racistas através de canais de comunicação como a TV e Internet. (Truncamento) A fim Afim de que os negros tenham um maior reconhecimento no meio futebolístico, configurando assim o contrato social, tal como afirma John Locke. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |