O racismo é caracterizado por preconceito e discriminações tendo em consideração (Vírgula) na maioria das vezes (Vírgula) o tom de pele de uma pessoa, que levam a atitudes como xingamentos, ofensas e até partindo para atitudes mais invasivas como brigas que podem ser mortais. É um problema muito antigo na sociedade e que também está acontecendo em jogos de futebol, onde é um esporte que une muitas diferenças entre pessoas seja em tom de pele ou não. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Os torcedores nas arquibancadas (Vírgula) durante a partida de futebol (Vírgula) passam por muitas emoções vendo o seu time jogar, e quando algo não sai como o esperado direcionam xingamentos, sinais ofensivos e até mesmo arremessam objetos que acabam machucando os jogadores, (Justaposição) são atitudes como essas que em alguns casos são resultados de racismo e precisam ser punidos da mesma forma que qualquer outra manifestação racista. (Parágrafo frasal. Abordgem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso fica claro que o racismo está presente também no futebol e precisa ser combatido com as devidas punições já existentes, seja para um torcedor ou até mesmo um jogador que promover qualquer ato racista. "Quando não há punição ao racista, há uma liberdade para que outros racistas se expressem. Há liberdade que outros jogadores incentivem o racismo" (Vírgula) afirmou o diretor executivo do Observatório de Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho. Desse modo fica a responsabilidade da FIFA (Federação Internacional de Futebol) junto com a polícia de cada país fazerem valer as punições necessárias para que o futebol possa voltar a ser um esporte que reúne todos e paz. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |