Futebol para todos - Banco de redações


Racismo no futebol: por que ainda acontece?

Enviada em: 25/06/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O racismo é caracterizado por preconceito e discriminações tendo em consideração (Vírgula) na maioria das vezes (Vírgula) o tom de pele de uma pessoa, que levam a atitudes como xingamentos, ofensas e até partindo para atitudes mais invasivas como brigas que podem ser mortais. É um problema muito antigo na sociedade e que também está acontecendo em jogos de futebol, onde é um esporte que une muitas diferenças entre pessoas seja em tom de pele ou não. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Os torcedores nas arquibancadas (Vírgula) durante a partida de futebol (Vírgula) passam por muitas emoções vendo o seu time jogar, e quando algo não sai como o esperado direcionam xingamentos, sinais ofensivos e até mesmo arremessam objetos que acabam machucando os jogadores, (Justaposição) são atitudes como essas que em alguns casos são resultados de racismo e precisam ser punidos da mesma forma que qualquer outra manifestação racista. (Parágrafo frasal. Abordgem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Diante disso fica claro que o racismo está presente também no futebol e precisa ser combatido com as devidas punições já existentes, seja para um torcedor ou até mesmo um jogador que promover qualquer ato racista. "Quando não há punição ao racista, há uma liberdade para que outros racistas se expressem. Há liberdade que outros jogadores incentivem o racismo" (Vírgula) afirmou o diretor executivo do Observatório de Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho. Desse modo fica a responsabilidade da FIFA (Federação Internacional de Futebol) junto com a polícia de cada país fazerem valer as punições necessárias para que o futebol possa voltar a ser um esporte que reúne todos e paz. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200