Recentemente o jogador Vinícius Júnior vem se debatendo com casos de racismo, com frequência, o ponta esquerda do Real Madrid sofre em diversas partidas xingamentos pelas torcidas dos times adversários. Não só com o atleta (Vírgula) porém com vários outros, certamente o Presidente da Federação Espanhola (La Liga) , irá se posicionar sobre as cituações situações que vêm acontecendo. (Melhore a apresentação das discussões iniciais e formule a tese)
Javier Tebas, (Sem vírgula) rebateu o jogador logo após ele reclamar da liga não tomar medidas cabivéis, ´´afirmou que o atacante brasileiro não compreendia as formas como a associação pode atuar para combater o racismo e citou reunião à qual ele não teria comparecido para tratar do tema.´´(Vírgula) disse o mesmo. (Não compreende a estrutura do texto. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) A sociedade, (Sem vírgula) tem um imenso preconceito com pessoas negras, pois não se incluem nas normas padrões, (Sem vírgula) (alto, branco, olhos claros , cabelo loiro, ...) e nisso temos de aprender a conviver e respeitar a todos, para que evite a desigualdade social. (Reelabore. Parágrafo frasal)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo, podemos relatar a diminuição dos casos que ocorrem de preconceito, racismo, xenofobia, dentro e fora de campo, lutamos para que tudo isso tenha um ponto final, e que possamos ter uma humanidade igualitária para todos. (Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |