No seriado americano “todo mundo odeia o Chris” é retratada a história de um jovem negro que vive com sua família no distrito de Bed study em Nova York, e enfrenta desafios e preconceitos ao ser o único negro de sua sala na escola. Em consonância com a realidade de Chris está a de muitos jogadores, uma vez que não existe uma grande diversidade racial nos times de futebol (Reestruture essa discussão). Nesse sentido, é essencial discutir os principais fatores que perduram o racismo no futebol. (Formule a tese)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Diante desse cenário, nota-se a lacuna de punição como fator agravante da discriminação racial no futebol. Segundo o filósofo Marcos Tulio Cícero, “o maior estímulo para cometer faltas é a esperança de impunidade”. Tal estímulo está presente no racismo, visto que a punição irrisória para aqueles que praticam uma conduta ilícita e racista é uma das maiores ameaças para a estabilidade das relações sociais. Além disso, é evidente que apesar da Confederação Brasileira de Futebol ter definido punições por racismo em todas as competições brasileiras de futebol, sua aplicação ainda é limitada(Melhore a apresentação). Por conseguinte, jogadores que são afetados pelo crime de injúria racial são propensos a desenvolver dificuldades emocionais e comportamentais, estresse pós-traumático, ansiedade e depressão. Assim, a expectativa de injustiça deve ser substituída pela precaução de uma punição justa e adequada.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a questão está vinculada com o silenciamento. Para a pensadora contemporânea Djamila ribeiro, é necessário tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Entretanto, há um silêncio instaurado no tema, já que a falta de debate sobre o assunto impede que ações de remediação - como a criação de políticas públicas de igualdade e ações por parte do governo de combate ao racismo e de penalização (Dê exemplos) - sejam criadas, perpetuando o caso. Além disso, raramente se aborda o tópico nas mídias, contribuindo para o desconhecimento do problema. Assim, urge tirar a situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas, como defende a filósofa.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fundamental mitigar o racismo dentro e fora do futebol. Para isso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública devem fazer uma campanha de divulgação dos canais de denúncia, por meio de publicações nas redes sociais, a fim de superar a escassez de justiça que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por influenciadores digitais. Paralelamente, cabe à mídia criar um programa por meio de entrevistas com jogadores negros, com o intuito de dar mais visibilidade a temática e reverter o silenciamento presente. Com tais implantações, os desafios enfrentados por Chris na ficção e pelos atletas pretos no futebol poderá poderão ser uma mazela passada na História brasileira. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussão são pertinentes ao tema. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |