A curta metragem - "Dúdú e o lápis cor da pele", (Sem vírgula) retrata um episódio de racismo muito comum (Vírgula) principalmente nas escolas: o "lápis cor da pele", que é um termo totalmente errôneo para designar a cor de um lápis, visto que existem diversos tons de pele. O racismo ainda é uma questão presente no Brasil nos mais diversos âmbitos, como no futebol por exemplo. O modo como se deu a colonização brasileira e a desigualdade racial presentes são fatores que agravam ainda mais a situação. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob essa ótica, o racismo, tanto estrutural e como constitucional (Vírgula) está presente na sociedade desde os períodos coloniais, visto que povos africanos foram retirados à força de sua habitações para trabalhar como escravos no Brasil colonial, onde se deu a abolição da escravidão somente em 1888, a pouco mais de 100 anos. Foram mais de 300 anos de escravidão e as consequências são ainda vividas nos dias atuais, como o caso no futebol internacional, onde Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, foi vítima de racismo enquanto jogava uma partida do esporte, torcedores do time rival o chamaram de "macaco".
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a desigualdade é um fator que agrava a situação, já que as diferenças sociais entre negros e brancos é relativamente alta, visto que, de acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla), os negros representam 75,2% do grupo dos mais pobres , e são os mesmos que mais sofrem no país com a falta de oportunidades e a má distribuição de renda. Essa disparidade entre renda e oportunidade, tanto educacional quanto trabalhista , revela a mentalidade de muitas pessoas que acreditam ter o direito de menosprezar o outro, esquecendo que todos possuem os mesmos direitos e deveres e a prática de um crime como o racismo deve acarretar a severas punições (Melhore a construção dessa discussão).
(Boa estratégia coesiva) Dessarte, é inegável que, a respeito do racismo , no futebol e em outras áreas, o Brasil possui entraves que precisam ser resolvidos. Logo, o governo federal, órgão de maior poder político nacional, deve, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, criar projetos de reconhecimento e que garantem os direitos desses grupos, por meio de campanhas e investimentos na área educacional, de forma que negros, indígenas e mistiços tenham seus direitos garantidos e mais oportunidades em busca da igualdade racial, social e de gênero, afim a fim de um país mais justo e igualitário, onde todos possam exercer sua função, como no caso do jogador Vinícius, sem sofrerem nenhum tipo de discriminação. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |