O livro “Desculpas, Meu Ídolo Barbosa”, narra a discriminação racial sofrida pelos jogadores de futebol negros brasileiros na década de 1950. Na atualidade, o racismo descrito pela obra ainda se faz muito presente no contexto do futebol. Isso se reflete nos casos mais recentes, como o do jogador Vinícius Souza, que foi hostilizado em razão de sua cor. Dessa forma, percebe-se que o racismo é uma realidade cada vez mais frequente no futebol brasileiro. Isso se deve à naturalização do racismo, fato que resulta na impunidade. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse contexto, a psicóloga Cida Bento cunhou o termo “pacto narcísico da branquitude” para desvelar um pacto social informal existente entre as pessoas brancas no Brasil: a união de esforços na manutenção da estrutura social racista. Com isso, a autora demonstra como a estrutura social é responsável pela normalização de atitudes racistas tanto no contexto do futebol quanto além dele (Explore mais essa discussão). Isso é correspondido pelo conceito de “banalidade do mal”, criado pela filósofa Hannah Arendt: um mal à coletividade instrumentalizado e normalizado pelos indivíduos. Tal conceito aponta para o perigo da não coibição de práticas racistas, pois, segundo a filósofa, a frequência pode levar à banalização do mal. Assim, a atuação do Estado é essencial ao combate à naturalização do racismo.
(Boa estratégia coesiva) Segundo o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, em quase todos os casos de discriminação racial em 2021, a punição aplicada não correspondeu à gravidade dos atos racistas. Tais dados demonstram que a impunidade, além de ser responsável por incentivar o aumento das ocorrências, é consequência direta do racismo. Essa perspectiva vai de encontro com o que o ex-deputado Carlos Alberto “Caó”, autor da Lei de Crimes Raciais, defendia: “o que faz a lei valer é a punição.” Isso evidencia como a punição é fator determinante para o efeito coercitivo da lei. Dessa forma, o enrijecimento dos mecanismos legais de punição é medida que se impõe.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o racismo no futebol brasileiro ainda se mostra um desafio preocupante. Este problema, decorrente da normalização, tem perigosas implicações quanto à impunidade dos atos racistas. Desse modo, o Ministério da Igualdade Racial, órgão do executivo federal responsável pelo combate ao racismo, deve promover políticas públicas de conscientização para coibir efetivamente o racismo. Tal medida deve ocorrer por meio de campanhas educativas em ambientes desportivos. Isso deve ser complementado com a atuação do Congresso Nacional no endurecimento das punições. Somente assim, teremos, com efeito, um país livre do racismo. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |