Racismo é o preconceito realizado entre raças, por exemplo, dizer que as pessoas morenas são burras, fracas e nojentas, o que não é verdade, já que os afrodescendentes (assim como os demais cidadãos do país) são pessoas de grandes habilidades. Porém, esse pensamento ainda existe e torna-se presente no futebol. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a coesão com o parágrafo anterior) Isso ocorre entre os torcedores, (Sem vírgula) por conta do espírito de competição que existe entre as pessoas, e na boa parte do tempo existiu, na crença de que um time é melhor do que o outro e já que muitas raças assistem o esporte as discussões estão voltando se em racismo usando termos pesados, e (Vírgula) muitas vezes, agressivos. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Infelizmente a solução para estes problemas é difícil de ser encontrado ou realizado. (Truncamento) Já que a divergência de opiniões, pela "qualidade" ou pelo status, de determinado time faz muitos discutirem o correto é que devemos nos lembrar-nos que independente do time, (Sem vírgula) todos querem ver a mesma "coisa" (em outros palavras), uma boa partida de futebol. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com clareza e produtividade, respeitando o que propõe o texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |