“É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito” (Melhore a coesão) com essa frase Albert Einstein desvelou os entraves que envolvem o combate às diversas formas de discriminação existentes na sociedade. Isso inclui a intolerância racial dentro de estádios de futebol, um comportamento frequente que deve ser erradicado no Brasil. Nesse contexto, não há dúvida de que a luta por tratamentos iguais dentro dos estádios é um desafio no país, o qual é difícil não só pelo preconceito da sociedade, mas também pela negligência governamental. (Muito bem. Formulou a tese)
Nessa perspectiva, o preconceito racial da sociedade é um grande impasse a ser resolvido,uma vez que o ato está começando ocorrer várias vezes dentro dos estádios, como se tivesse sido normalizado. Segundo o Artigo 1º (Vírgula) da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Dois pontos) “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. No entanto, esse artigo continua sendo presente somente no papel, visto que a sociedade vem praticando o preconceito cada vez mais ao decorrer dos anos, sem se preocupar com o próximo e com as consequências desses atos. De acordo com dados retirados da pesquisa do Ministério do Interior em 2021 foram contabilizados 638 atos de racismo, 24% a mais do que em 2019, o que demonstra o aumento do preconceito no país. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Consoante Aristóteles (Vírgula) no livro “Ética e nicômaco”, a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos, logo se verifica que esse conceito se encontra deturpado no Brasil (Vírgula) uma vez em que pessoas, principalmente jogadores, com a cor da pele mais escura estão passando por humilhações dentro de estádios. De acordo com a Constituição cidadã 1988 (Vírgula) a prática desse ato gera punição e consequências graves, tristemente, o governo não aplica essa lei com seriedade, deixando muitos casos sérios passarem despercebidos (Melhore a apresentação dessa discussão). (Truncamento) O que leva ao resultado de uma maior quantidade de pessoas efetuando o preconceito sem medo ou receio do que possa acontecer.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério do governo, (Sem vírgula) declarar que (Vírgula) toda vez que o fato ocorrer (Vírgula) seja aplicado, de forma devidamente certa, a lei punindo todos os que efetuarem o ato, sem que haja outras saídas. (Truncamento) Para que assim a sociedade comece a rever, (Sem vírgula) e pensar nas consequências que aquele movimento pode lhe trazer, diminuindo assim a quantidade de casos de preconceito dentro de estádios. Desse modo, a realidade brasileira ficará distante da frase defendida por Albert Einstein. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |