[Sem título] - Banco de redações


Racismo no futebol: por que ainda acontece?

Enviada em: 24/06/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo Hebert José de Sousa, sociólogo brasileiro e ativista dos diretos naturais, o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade afirmar 5 princípios fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade. (Melhore a coesão textual) E o racismo é claramente uma negação dos princípios de diversidade e igualdade. (Formule a tese)

Pessoas que ainda vivem o tempo de escravidão pensam que podem ter a liberdade de fazer o que quiserem sem que sejam punidos diante à lei. E preciso que seja tomadas atitudes mais duras quanto a situações de racismo (Vírgula) princípalmente as ocorridas no futebol pois (Vírgula) por ser um evento televisionado (Vírgula) pode incentivar o público a tomar as mesmas atitudes racistas (Vírgula) assim causando um grande dano aos direitos de pessoas que irão sofrer tais atos. (Não compreende a estrutura. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) A igualdade e diversidade são princípios fundamentais a serem respeitados para o funcionamento da sociedade para o funcionamento de uma sociedade saudável. (Parágrafo frasal) 

(Melhore a estratégia coesiva) A ONU (Desenvolva a sigla) juntamente com organizações contra o racismo (Vírgula) pode ao menos reduzir os casos com campanhas de concientização em estádios e escolas, para que assim talvez com o tempo o racismo possa ser extinto de tal forma que possa ocorrer a solidificação dos princípios de igualdade e diversidade no qual Hebert José de Sousa acreditava. (Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


Reestruture as discussões e explore de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200