Racismo no futebol é qualquer prática racista - normalmente xingamentos ou algum tipo de sinal - realizada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida. Mas (Ideia de truncamento. Reveja o elemento coesivo) por que ainda vemos essa falta de respeito com o próximo em tempos tão hodiernos? Talvez seja a ascensão social do negro. Futebol é o lazer de muitas famílias as quais vão ao estádio com crianças, e o que elas presenciam são atos desprezíveis. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Recentemente o jogador Vinicius Junior sofreu racismo no campeonato Laliga La Liga, só nessa temporada o jogador recebeu sete insultos. Os clubes são responsáveis pois suas torcidas, mas o (Problemas na construção de sentido) que fazem é enviar as autoridades para que seja feita investigação na tentativa de punir os torcedores, em um processo muito lento.
(Melhore a estratégia coesiva) Isso acontece com a presença de milhares de pessoas, sentem -se tão confortáveis em agredir verbalmente o outro perante uma plateia sem medo da punição que por vezes nunca chegam. Agora, imaginem como o racismo acontece discreto em cantos desse mundo em que muitos se calam.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o que se espera são regras rígidas, punições severas aos clubes e torcidas que praticam o racismo. E também que a Justiça julgue, esses atos inadmissíveis, como crime o qual sabemos é inafiançável na CF/88. Logo que as escolas tenham campanha informando que a agressão verbal pode ser muito mais dolorosa do que qualquer física. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |