O racismo no futebol, (Sem vírgula) pauta que ganhou as mídias nos últimos meses e que trouxe questionamentos sobre o porquê de isso ainda ocorrer, chamou atenção para questões que reforçam esses aspectos, como a falta de leis punitivas mais severas e a questão de que esses casos dentro do esporte acabam evidenciando o pensamento de uma determinada parte da sociedade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)
Apesar de inicialmente parecer algo isolado, observando de uma perspectiva mais ampla, percebe-se a continuidade desses acontecimentos no esporte ano após ano, evidenciando assim a falta de leis punitivas mais severas, que sejam corretamente aplicadas aos proliferadores desses atos criminosos. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, pode-se interpretar que, o futebol, por ser um esporte muito apreciado em diversas regiões do mundo, acaba assim refletindo (Vírgula) por meio das pessoas que participam dele, o pensamento de determinada parte da sociedade, mostrando e reforçando a grande impunitividade impunidade a esses casos também nas leis externas ao futebol. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista esses argumentos apresentados, pode-se concluir que a falta de punitividade nas leis relacionadas ao esporte, (Sem vírgula) acabam provocando uma maior sensação de segurança aos acionistas desses atos, além de eles acabarem refletindo o pensamento de uma parte da sociedade que segue impune. Logo cabe assim às entidades responsáveis pela organização dos campeonatos futebolísticos e aos órgãos governamentais, (Sem vírgula) garantirem a plena execução para o cumprimento das leis e a tomada de medidas punitivas corretas para os responsáveis por essas ações, tanto internamente quanto externamente. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |