Na obra cinematográfica "Duelo de Titãs", é retratado a trajetória de um treinador negro que (Vírgula) após ser intitulado para treinar um time, passa a ser alvo de preconceito racial entre seus jogadores e outros instrutores. Fora da ficção, é possível perceber um cenário semelhante ao do filme no âmbito de esportes no Brasil, visto que o racismo no futebol ainda persiste. À vista disso, é elementar discutir acerca dos principais elementos que motivam o problema: a negligência estatal e a banalidade do mal. (Muito bem. Formulou a tese)
Vale analisar, nesse contexto (Vírgula) a ineficiência governamental como fator primordial desse revés. Acerca disso, o aclamado escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, em sua obra "Cidadãos de Papel" (Vírgula) afirma que os direitos promulgados na Carta Magna se mantêm nos papéis, não sendo efetivados na prática. A À luz dessa lógica, no Brasil, o racismo nos esportes- sobretudo no futebol- representa uma expressiva na medida em que fere o direito ao bem estar de todos, (Reformule essa construção) sem qualquer forma de discriminação. Isso, por conseguinte (Vírgula) potencializa um cenário de injustiça e de desrespeito entre os jogadores e a população. (Explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante destacar a banalidade do mal, que gera efeitos desastrosos nessa questão. Nesse sentido, é pertinente citar a socióloga Hanna Arendt (Vírgula) que afirma que (Dois pontos) " quando um mal é constantemente reproduzido, ele se torna comum". Tal ideia proposta por Arendt, (Sem vírgula) pode ser relacionada à convivência nos estádios brasileiros, dado que ao longo dos anos (Vírgula) apesar de inúmeros casos de racismo no futebol serem denunciados (Vírgula) a problemática persiste no Brasil contemporâneo. Dessa forma, enquanto existir falhas na punição dos racistas dentro dos campos, haverá assim a perpetuação desse quadro lastimável. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Logo, é preciso mitigar os desafios para enfrentar o racismo no futebol. Para tanto, urge que o Ministério Público- órgão responsável por garantir os direitos dos cidadãos brasileiros- juntamente com a Federação Internacional de Futebol (FIFA) (Vírgula) desenvolva projetos de fiscalização das leis contra discriminação nos esportes, por meio de campanhas de conscientização e apoio as vítimas de racismo, a fim de se garantir a plena efetivação dos direitos promulgados pela Carta Magna. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |