Martin Luther King Jr, ativista político estadunidense, destacou em seu discurso “I have a dream” seu anseio para que não houvesse julgamento de pessoas baseado na cor da pele. Apesar desse discurso datar décadas, percebe-se que tal sonho ainda não foi concretizado, uma vez que o racismo ainda é bem presente, como o que ocorre com o jogador Vinícius Júnior em jogos oficiais de futebol. Essa triste realidade traz a indagação do porquê do ocorrido, já que o futebol é um esporte tão diversificado. Nesse contexto, a falta de criticismo bem como a impunidade desses atos se mostram como a resposta para o questionamento. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, vale ressaltar como a inexistência de senso crítico contribui para o racismo. O sociólogo Pierre Bourdieu traz a “Teoria do Habitus” como uma explicação sobre o comportamento de um indivíduo no convívio social, a qual aponta a fixação de padrões comportamentais pela sociedade, os quais são internalizados e reproduzidos sem qualquer subjetividade (Explore essa discussão com mais produtividade). Assim, as crenças de supremacia branca, construídas ao longo da história e ainda presentes na sociedade, são postas diante desse indivíduo, o qual não reflete sobre a veracidade dessas ideologias, internalizando-as de forma inconsciente e se comportando de maneira racista. Assim, é necessário um caminho que possibilite a retomada de um pensamento crítico do ser, evitando a reprodução desses padrões previstos por Bourdieu.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a impunidade dos atos racistas tem se mostrado como outro colaborador para a ocorrência do racismo no futebol. A respeito disso, apenas 25% dos casos de racismo acabam tendo um julgamento, e a ocorrência do racismo no mundo do futebol está conectada a uma percepção de impunidade dos agressores, segundo o site G1. Nessa perspectiva, percebe-se que as autoridades futebolísticas não vêm cooperando para a punição do racismo eficientemente, o baixo número de sentenças dos casos de discriminação racial denuncia a situação e coopera para o cenário de impunidade (Explore mais essa discussão). Desse modo, é urgente a aplicação de medidas corretivas no sistema de penalidade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessários para impedir a ocorrência do racismo no futebol. Para tanto, o departamento de educação de cada país, onde ocorrem jogos de futebol, deve conscientizar sua população sobre o tema, por meio da apresentação da temática do racismo através do método sala de aula invertida nas escolas, a fim de que ocorra o debate do tema entre alunos e professores, e assim haja o despertar do pensamento crítico desses indivíduos. Em conjunto a essa atitude, é necessário que a FIFA, Federação Internacional de Futebol, crie regras de punição, colocando-as como prioritárias ao serem executadas, para os torcedores e clubes que apresentem comportamentos racistas. Assim sendo, o julgamento de jogadores baseado na cor de pele seria expulso dos campos de futebol. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |