É inegável o fato de que o futebol é um dos esportes mais populares do mundo e consequentemente reúne diferentes povos e nações em suas competições. Contudo, episódios em que o campo vira palco para atos criminosos de racismo têm sido cada vez mais comuns. A discriminação oriunda dos processos de colonização e escravidão, bem como a falta de punições são alguns fatores que causam racismo no futebol. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, é necessário recordar a posição desfavorecida na qual as pessoas negras foram colocadas ao longo da história. O processo de colonização europeia na América com o uso de mão de obra escravizada trazida do continente africano exemplifica a forma com que a discriminação racial esteve presente (Melhore a apresentação dessa discussão). Nessa perspectiva nota-se ainda que os frutos desse passado ainda são evidentes na sociedade atual, assim como a expressão de atos discriminatórios em competições esportivas.
(Reveja a estratégia coesiva) Isso posto, é visto que a ausência de punições aos criminosos gera conforto e incentivo á a essas situações, isto é, abre espaço para que mais ataques ocorram. Além disso, a falta de interesse por parte das autoridades em aplicar punições mais severas (Melhore a apresentação dessa discussão) ocasiona o descumprimento do artigo de nº 5 da Constituição federal de 1988, na qual afirma que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, (Sem vírgula) atitudes racistas ocorrentes em partidas de futebol demonstram as consequências de um processo de colonização discriminatório e a carência de punições mais severas. Portanto, cabe à ONU (Desenvolva a sigla) estimular as organizações esportivas e os governos de cada nação a criação de leis e a fiscalização do cumprimento das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade), realizando a implantação de locais de denúncia e através de investimentos na Polícia Civil, a fim de que seja promovido o respeito e a igualdade entre todos os povos. (Faltou o detalhamento)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |