O racismo é um assunto que sempre existiu, porém, se intensificou nos últimos anos, principalmente nos gramados onde torcedores e os próprios jogadores têm atitudes malpropíceas e utilizam de um palavreado inadequado e ofensivo; (Ponto final) O racismo pode ser perpetuado por torcedores que acreditam que seu time é melhor quando tem um jogador "branco", ao contrário de um jogador de outra raça, algumas pessoas podem ver jogadores de outras raças como sendo "inferiores" e não dignos de jogar no mesmo nível dos jogadores brancos. Isso pode levar à discriminação e abuso racista contra jogadores de outras origens raciais. (Delimite as discussões e formule a tese)
As pessoas devem ser mais conscientizadas sobre o que esse preconceito acarreta na vida das vítimas; (Vírgula) como depressão, ansiedade e exclusão, e isso a maioria das vezes influencia demasiadamente na vida de quem é alvo. E segundo a lei Nº 12.288, Art. 2,é correto afirmar que: É dever do Estado e da sociedade garantir a igualdade de oportunidades, reconhecendo a todo cidadão brasileiro, independentemente da etnia ou da cor da pele, o direito à participação na comunidade, especialmente nas atividades políticas, econômicas, empresariais, educacionais, culturais e esportivas, defendendo sua dignidade e seus valores religiosos e culturais. Não importa para o que seja a sociedade e o governo deve apoiar e auxiliar todos de igual modo, isso é direito igualitário e não é dever somente do Estado garantir igualdade, mas também é dever do povo.
Com essa lei, a lei de Nº 12.288 Art. 2, pode-se afirmar que, (Sem vírgula) qualquer um, sem exceção, pode praticar o esporte sem impor uma preferência por raça ou etnia. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Com isso é correto se esperar que o governo ressalte e dobre a vigilância nos estádios para que (Vírgula) caso aconteça algum ato racial, seja punido de imediato ,dentro das leis, quem praticou tal ato. (Não apresentou a proposta de intervenção. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |