Na contemporaneidade, muito se debate sobre a questão do racismo, o qual vem se destacando nos campos de futebol. O ambiente, onde deveria abrigar coletividade e práticas que acercam a saúde e a essência da satisfação do seu público alvo, vem se contaminando com o preconceito e a discriminação baseados em percepções sociais conforme nas as diferenças visíveis dos jogadores. (Formule a tese)
É imperioso destacar, em primeiro plano, que as lacunas escolares são o principal motivo do óbice. “Não dá para pensar só em punição, temos que pensar em educação de maneira não-formal. Aprender a conviver com a diversidade e se entender como nação miscigenada, não importa quantos Dias da Consciência Negra sejam necessários para que os negros tenham voz”, diz o jornalista Manuel Alves Filho em conversa com a Gazeta Esportiva. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Como não há educação de qualidade para preparar o jovem à a reflexão crítica acerca da desigualdade social, haja vista que o ensino educacional é bastante tradicional, primordialmente no Brasil, focado apenas no cumprimento dos conteúdos, deixando de promover o senso pensativo sobre a importância desses atletas (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, a adversidade persiste e, por isso, deve ser intermediada.
(Boa estratégia coesiva) Fica evidente, portanto, que é fundamental a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso, deve-se aplicar o pensamento de Nelson Mandela, que afirma: “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, para promover a relevância sobre o preconceito, por meio de vídeos e debates com especialistas na área. (Truncamento) Isso com a finalidade de conscientizar os jovens sobre o problema. Assim, o problema em questão será intermediado no século XXI. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |