O racismo é um tipo de preconceito que se dá devido a cor do indivíduo e perdura desde meados do século XV, com a escravidão de negros africanos. Diante do exposto, essa prática vem se tornando recorrente nos esportes, principalmente no futebol, denegrindo (Palavra pejorativa) a imagem de diversos jogadores. Nesse contexto, isso acontece por conta de resquícios de uma sociedade colonialista e modelos pré-estabelecidos. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, vale ressaltar que na sociedade escravista, (Sem vírgula) os negros eram vistos como pessoas inferiores. Além do mais, grande parte disso se deve ao fato dos europeus terem modificado a teoria de Charles Darwin - a da Seleção Natural, fazendo as pessoas acreditarem que os brancos eram mais inteligentes e superiores às pessoas de cor. Porém, muitas pessoas ainda têm essa crença e acabam julgando ou até mesmo inferiorizando a vítima de forma pejorativa, o que vai contra a ética e os direitos humanos. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, modelos pré-estabelecidos obtêm um grande peso. Ademais, pessoas negras só puderam jogar em partidas informais a partir do século XX - o futebol foi criado no século XVII. Ou seja, muitas pessoas não aceitam ver pessoas afrodescendentes no campo, por conta da sociedade crítica e preconceituosa, como é o caso recente do jogador Vinícius Júnior, que sofre de apelidos e piadas envolvendo sua cor e sua raça. Então, é de extrema importância e urgência, estabelecer limites entre as pessoas racistas para que não continuem com esse tipo deplorável de atitude. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, vale ressaltar que, (Sem vírgula) o estabelecimento da igualdade é um processo que deve ser adiantado o mais rápido possível. Por isso, é dever do governo federal, por meio do Ministério da Justiça (Vírgula) promover campanhas e manifestações do bem - com outdoors, anúncios midiáticos, anunciar a inclusão a fim de erradicar qualquer pensamento preconceituoso e auxiliar a população a sair desse pensamento colonial. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |