Quando falamos sobre futebol, logo surge uma dúvida perante ao assunto. Será que o mundo esportivo aprendeu a lidar com o racismo? Dos 82 casos de discriminação racial no futebol brasileiro em 2020, 38 foram direcionados aos atletas e oito fazem parte da torcida. Mas (Ideia de truncamento. Reveja o elemento coesivo) apesar do elevado número de casos, só 10% das ocorrências receberam alguma punição. Por mais que o tema venha sido bastante discutido, tais ações só pioram com o passar dos anos, graças a negligência dos clubes e a falta de punições adequadas. (Muito bem. Formulou a tese)
Dentre as razões que levaram o futebol a ser um esporte com atletas majoritariamente de etnia branca, é possível destacar seu surgimento. O futebol surgiu na Europa em uma época em que não aceitavam que os negros fizessem parte dos times. E, atualmente, o mesmo continente segue sendo o mais racista e também xenofóbico, com clubes bastante seletivos em suas escolhas e com fãs preconceituosos. Tais situações ocorrem em quaisquer circunstâncias, principalmente com os povos latinos. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, também devemos destacar como a falta de punições decentes para essas situações ajudam a mantê-las de pé. Torcidas destilam seu ódio pelos jogadores negros e pardos como se fossem atitudes normais do dia a dia. Pode-se observar, (Sem vírgula) que as atitudes tomadas pelas associações são pouco eficazes e, (Sem vírgula) até mesmo a intervenção da polícia surte pouco efeito no contexto pois somente aumenta o cenário violento e ajuda as ações racistas a serem camufladas.
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, é notória a urgência de uma ação interventora do Estado para com a problemática. Através do Ministério do Esporte e da Federação Internacional de Futebol Associação - FIFA – podem (Reveja o tempo verbal) ser regulamentadas ações que possam ajudar na fiscalização durante os jogos e também, tornar as leis já existentes mais eficazes. Também podemos destacar o Ministério da Educação, que pode criar palestras nas escolas sobre o racismo e suas consequências, fazendo com que as pessoas reflitam mais sobre o assunto desde pequenas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |