Um torcedor joga um banana ao campo, próximo ao jogador Daniel Alves. Tal acontecimento é frequente no meio do futebol, sendo isso um reflexo do racismo no Brasil. De fato,os casos de racismo vêm crescendo recentemente, e muitas das vezes se saindo impune. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Infelizmente, mesmo havendo uma grande diversidade étnica no paaís, e principalmente no futebol, casos de racismo em meio e fora de campo continuam a acontecer. Em 2021, o ministério do interior contabilizou 24% mais casos de racismo do que em 2019, o que evidencia a crescente métrica do racismo. Certamente, esse grande número de casos resulta de em diversos problemas presentes no Brasil, como a criminalização de pessoas por sua etnia. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo Marcelo Carvalho, diretor-executivo do o OBSERVATÓRIO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO FUTEBOL, ''É necessário haver punição para casos de racismo no futebol, já que quando não há punição ao racista, há uma liberdade para que outros racistas se expressem. Realmente, tal afirmação é completamente coerente, já que aborda uma forma válida e capaz de evitar que esses crimes ocorram. Necessariamente, tais casos não devem voltar a acontecer, po isso é necessário a devida punição. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Finalmente, faz-se mister que as devidas instituições estatais tomem as providências cabíbeis cabíveis, e que as organizações de futebol apliquem as devidas punições de modo que seja respeitada a legislação vigente e os direitos humanos, e dessa forma sejam sucessivamente diminiuidos diminuídos os casos de racismo no futebol, evitando que hajam pessoas sendo difamadas e constrangidas dentro e fora de campo. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |