O racismo não é um problema exclusivo do futebol, entretanto fatos recentes trouxeram o tema ao centro do debate. Manifestações racistas em um jogo do Real Madrid evidenciaram que a falta de consciência da diversidade humana, bem como a certeza da impunidade, torna o espetáculo esportivo assunto secundário. (Muito bem. Formulou a tese)
O esporte sempre foi justificativa para a união e o engajamento, tanto por sua natureza coletiva, quanto pelo estímulo à competitividade. Exemplos disso são a Copa do Mundo e as Olimpíadas, eventos que reúnem atletas, dirigentes, políticos, empresários e torcedores de diferentes nações, religiões e etnias. Apesar do apelo ao convívio, casos de racismo infelizmente são recorrentes. De fato, nota-se, por parte dos autores, a ausência de percepção da própria condição da humanidade. Isso porque a diversidade está na natureza humana. Até mesmo dentro de grupos mais homogêneos, há diferenças de opinião, condição física, temperamento, personalidade, dentre outras. Dessa forma, pensar no preconceito surgindo na coletividade demonstra o quanto o homem está longe de conhecer a própria identidade. (Discussão pertinente. Reestruture e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Demais disso, a impunidade e a perspectiva de anonimato criam um ambiente propício para a prática de crimes, sobretudo injúrias raciais. Esquece-se, contudo, que hodiernamente a tecnologia está presente nos mais diversos aspectos da vida em sociedade. Nesse sentido, autores de xingamentos e crimes devem ser identificados e responder por suas condutas. Para tanto, o investimento em tecnologia e forças de segurança é fundamental. Além disso, medidas devem ser tomadas pelos dirigentes das agremiações envolvidas. Caso necessário, até mesmo jogos ou campeonatos podem ser suspensos, a fim de que se sane o principal: a violação de direitos fundamentais.
(Boa estratégia coesiva) Assim, a prática esportiva deve retomar a sua essência, de modo a promover a comunhão e a alegria. Por isso, são tão importantes a valorização da diversidade e a repressão, na forma da lei, aos infratores que insistirem em violar direitos. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Apreesente as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |