O futebol, conhecido por unir pessoas de distintas origens e estilos de vida, possui em sua essência um elo de amor que transcende fronteiras. Infelizmente, o cenário que deveria ser de pura celebração da diversidade tem sido palco de atos lamentáveis de racismo. Assim, é imperativo debater e implementar medidas para erradicar o racismo do futebol, visando promover um ambiente esportivo mais seguro e acolhedor para todos. (Formule a tese)
O racismo no futebol se manifesta de várias formas, seja nas arquibancadas ou no gramado. Insultos, gestos ofensivos e outras ações discriminatórias, baseadas na raça ou etnia, são direcionadas a jogadores, treinadores e torcedores. Este cenário é um reflexo de uma questão mais ampla que aflige a sociedade como um todo, onde preconceitos são perpetuados em diversos contextos, incluindo o esporte.
(Melhore a estratégia coesiva) A falta de dados concretos sobre o racismo no futebol dificulta a compreensão plena do problema. Por exemplo, na Espanha, a escassez de informações detalhadas sobre a origem étnica ou racial dos habitantes dificulta o mapeamento do racismo no esporte. Este fato salienta a urgência de uma coleta de dados mais precisa, a ser realizada por órgãos competentes, para entender e combater eficazmente o racismo no futebol.
(Melhore a estratégia coesiva) No que tange ao combate ao racismo no futebol, a punição dos infratores é fundamental. De acordo com Marcelo Carvalho, diretor-executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, a falta de punição adequada incentiva o comportamento racista. Portanto, é vital que as leis e regulamentos sejam aplicados rigorosamente pelas autoridades competentes, incluindo a aplicação de multas, suspensões ou até mesmo a proibição de participação em eventos esportivos.
(Boa estratégia coesiva) Porém, a mera punição não é suficiente. É crucial que haja uma educação contínua sobre a importância da diversidade e do respeito mútuo, abrangendo todos os atores envolvidos no esporte. Campanhas educativas promovidas por organizações esportivas e clubes, com o apoio de instituições de ensino, podem desempenhar um papel fundamental nesta questão, ajudando a formar uma cultura de respeito e tolerância no futebol. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, clubes e organizações esportivas devem implementar políticas inclusivas, como a contratação de profissionais de diversas origens étnicas e raciais e a promoção de eventos que celebrem a diversidade. Além disso, deve-se estabelecer mecanismos eficazes para denúncias de racismo, como linhas diretas e plataformas online, garantindo o anonimato e a proteção dos denunciantes.
Comentários do corretor
Excesso de parágrafos. Elabore um projeto de texto, de modo a explorar as discussões apresentadas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |