Em um país como o Brasil (altamente miscigenado), o racismo não deveria ser um problema. Porém, é mais comum do que imaginamos. Vemos isso, por exemplo, quando uma mulher está sozinha e percebe um homem de cor se aproximando. É provável que sua primeira reação seja tentar esconder objetos de valor, temendo um roubo. Racismo é algo estrutural. O Brasil foi um dos últimos países a ilegalizar a escravidão. (Melhore a contextualiização e formule a tese)
O episódio mais recente aconteceu com o jogador de futebol Vinícios Júnior, que teve todo um estádio o chamando de "macaco", sendo que, quando questionados, o culparam por fazer "macaquices" como dançar para comemorar o gol marcado. A Espanha é um país em que a população não conhece as etnias presentes, pois não é uma preocupação do governo um censo. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Com o governo de Luís Inácio houve a criação da Lei Geral do Esporte, que multa em 500 a 200 mil qualquer tipo de discriminação, seja homofobia, xenofobia, sexismo etc. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Medidas efetivas devem ser tomadas (Vírgula) como a educação realmente inclusiva, multas, penas de prisão, uma real atenção a isso. Estamos no século da tecnologia e devemos usá-la ao nosso favor, para espalhar informações e acabar com esse tipo de ignorância. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |